Implante dentário

Como é o procedimento de implante dentário?

O implante dentário é uma solução moderna e eficiente para pessoas que perderam um ou mais dentes, proporcionando diversos benefícios para a saúde bucal. Além de restaurar as funções da mastigação, o implante promove um sorriso bonito e saudável.

Sendo assim, é um procedimento que fixa uma prótese de forma definitiva, desenvolvido de maneira personalizada. Este é um recurso importante, tanto em questões funcionais, quanto em proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar ao paciente.

Mas afinal, como o procedimento de implante dentário acontece? Se você deseja saber como é, está no lugar certo! Continue a leitura deste post e saiba como funciona o procedimento e sua importância para a saúde bucal!

Como funciona o implante dentário?

Devido à falta de informação, o implante dentário é um assunto repleto de mitos, principalmente sobre como é o procedimento e pós-operatório. Entretanto, com o avanço da tecnologia aplicada na odontologia, os implantes se tornaram simples e precisos, sem provocar dores e complicações.

Entenda as principais etapas!

Análise clínica e diagnóstico

A primeira etapa é a avaliação clínica por um dentista especialista em implantodontia, que analisará o paciente e determinará um diagnóstico. Nesse processo, são analisados a estrutura óssea, histórico do paciente e outros fatores para indicar o melhor tratamento.

Procedimento cirúrgico

Após o diagnóstico e confirmação do implante, é realizado um procedimento cirúrgico para instalar o pino de titânio, que posteriormente receberá a prótese. É um procedimento simples e seguro, que dura aproximadamente 40 minutos.

Elaboração da prótese

Nessa etapa, são determinadas as características da prótese, que é desenvolvida de forma personalizada e de acordo com o paciente. Após a definição dos moldes e materiais, é enviado para o laboratório para confecção e em pouco tempo já está pronta para instalação.

Instalação da prótese

A colocação da prótese é um procedimento cirúrgico simples, em que o dentista reabre o local onde foi instalado o pino, e instala a prótese. É a parte final do implante dentário e em pouco tempo o paciente terá as funções da mastigação restauradas.

No entanto, é indispensável ter atenção e seguir todas as prescrições para o pós-operatório, para garantir uma recuperação rápida e saudável. Após alguns dias, tudo é normalizado sem surpresas, ou seja, é um procedimento moderno, seguro e eficaz.

Qual a importância do implante dentário?

Perder um ou mais dentes é um gatilho para diversos problemas, como o surgimento de infecções, desestabilizar a arcada dentária e causar doenças periodontais. Nesse sentido, o implante dentário é a solução perfeita, capaz de evitar diversos quadros que podem evoluir para situações graves.

Em outras palavras, o implante dentário é importante para restaurar a saúde bucal e promover maior qualidade de vida ao paciente. Além de melhorar as funções da mastigação e proporcionar um sorriso bonito e saudável, o que é essencial para a autoestima.

Como pode notar, o implante dentário é um procedimento cirúrgico simples, moderno e totalmente seguro. No entanto, é indispensável contar com um dentista confiável e especialista em implantodontia para conduzir uma cirurgia eficiente, com equipamentos modernos e promover soluções seguras.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe