hiperplasia gengival

Hiperplasia gengival: sintomas, causas e tratamentos

Desde criança, nossos pais insistiam para que tivéssemos cuidado com a higiene bucal. Essa preocupação existia, pois são diversos os tipos de patologias que acometem a boca e podem ter origem em uma má-higiene da região. A hiperplasia gengival é uma dessas patologias. Já ouviu falar nessa doença? Fique atento ao texto e tenha todas as informações relevantes sobre o assunto.

O que é hiperplasia gengival?

É o aumento excessivo do número de células da gengiva, causando o seu crescimento. O termo hiperplasia é usado para se referir ao aumento de quantidade de células em um órgão ou em um tecido. Esse distúrbio pode acometer pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, sendo também muito comum em animais, como por exemplo, os cães. A hiperplasia gengival não se desenvolve de forma autônoma, por isso, ao remover o seu agente causador o crescimento da gengiva pode ser interrompido.

Quais são os sintomas?

A patologia pode se manifestar de diversas formas, apresentando sintomas ou não. Em alguns casos, ocorre um pequeno aumento da gengiva entre os dentes, sendo quase imperceptível. Entretanto, em outras situações, pode crescer excessivamente, cobrindo os dentes, atrapalhando a fala, interferindo na mastigação, causando dor e sangramentos.

O que pode causar esse problema?

Esse aumento no número de células pode ser causado por diferentes razões. Contudo, há casos em que é idiopática, ou seja, não apresenta uma causa aparente. A doença é classificada de acordo com o agente causador, sendo os tipos mais comuns:
  • Hiperplasia por trauma: causada pelo uso errado de próteses. Geralmente, ocorre porque não há uma adaptação do paciente com a dentadura, machucando as gengivas;
  • Hiperplasia medicamentosa: pode ter origem no uso de alguns medicamentos que alteram a composição da placa bacteriana, o metabolismo dos tecidos periodontais e a secreção da saliva, causando uma ação inflamatória e imunológica na região. Os casos mais comuns ocorrem pelo uso de imunossupressores, anti-hipertensivos e da Fenitoína;
  • Hiperplasia por placa bacteriana: é o tipo mais recorrente da doença, principalmente em indivíduos que fazem uso de aparelho ortodôntico. É causada pela formação de placa bacteriana em razão da falta de higiene bucal, sendo uma consequência da gengivite.

Como são os tratamentos para essa condição?

A primeira abordagem do dentista será a busca pela causa da hiperplasia, pois o tratamento irá variar em função disso. Se a causa for medicamentosa, a simples suspensão do uso desse medicamento poderá regredir o aumento da gengiva. Se a condição for causada pela não adaptação a uma prótese, será necessário apenas a sua substituição. Caso o dentista perceba a formação de placa bacteriana, o tratamento irá consistir em melhorar a qualidade da higiene bucal do paciente. Porém, se a adoção dessas medidas não provocar a regressão da gengiva, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. A cirurgia consiste na remoção do excesso de tecido gengival. Se você suspeita de que há algo errado com a sua gengiva, procure um dentista especializado em periodontia. Esse é o profissional capacitado para confirmar o diagnóstico de hiperplasia gengival. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!