higiene oral

O que realmente significa uma boa higiene oral?

A higiene oral é imprescindível para prevenir diversos problemas bucais, como as cáries, tártaro, gengivite, perda total ou parcial dos dentes. Trata-se de um conjunto de hábitos que preservam os dentes e evitam condições sérias, capazes de comprometer a qualidade de vida.

Sendo assim, ter uma rotina diária de higiene oral é uma prevenção que proporciona benefícios importantes, além de manter um sorriso bonito e saudável – ou seja, é uma prática que deve ser constante na vida de qualquer pessoa, independentemente da idade.

Mas afinal, você sabe o que significa a higiene oral? Embora seja um assunto comum, ainda é alvo de muitas dúvidas, e se esse é o seu caso, este post vai ajudar! Continue a leitura e entenda o conceito e boas práticas de higiene oral para inserir na sua rotina e preservar a sua saúde!

O que é higiene oral?

A higiene oral consiste em hábitos para cuidar dos dentes, gengivas e língua, por meio de práticas diárias que promovem a saúde bucal. O objetivo da higiene oral é eliminar resíduos alimentares, que ao permanecerem na boca, se tornam um gatilho para diversos problemas e doenças.

Qual a importância da higiene oral?

Além do risco de problemas bucais como a gengivite, cáries e tártaro, a falta de higiene bucal também causa doenças, como a periodontal. Por isso, é uma prática que tem influência direta na qualidade de vida e bem-estar, além de prevenir outros problemas para o corpo.

Contudo, a higiene oral são hábitos preventivos que contribuem para ter dentes saudáveis, livres de sintomas desagradáveis como dores e sangramentos. Ou seja, preserva as funções da mastigação e mantém o sorriso bonito, fatores essenciais para a autoestima.

Nesse contexto, higiene oral é importante por proporcionar os seguintes benefícios:

Como praticar a higiene oral?

Como percebeu, a higiene oral é imprescindível para todas as pessoas, por isso, também é importante saber quais as melhores práticas. Cabe salientar, que os hábitos de higiene devem fazer parte do cotidiano para proporcionar bons resultados e de fato, prevenir problemas bucais.

Saiba mais a seguir!

Use fio dental

Além da escovação, é essencial utilizar o fio dental, pois ele é responsável por eliminar sujeiras que a escova não consegue alcançar, principalmente entre os dentes. Dessa forma, a limpeza é mais completa e evita a formação de placas e bactérias.

Faça a escovação corretamente

A principal medida para a higiene bucal é a escovação correta após cada refeição, no mínimo 3 vezes ao dia. Além dos dentes, também é preciso escovar a língua, removendo todas as impurezas provenientes da alimentação diária.

Utilize um enxaguante bucal

Também é muito importante completar a limpeza com o uso de um enxaguante bucal, caso o seu dentista recomende o uso. O produto contribui para eliminar placas e evitar a ação de cáries e tártaros, que geram outros problemas bucais mais sérios.

Frequente o dentista regularmente

Para ter uma higiene oral eficiente, orientações seguras e identificar possíveis problemas nos dentes para tratar com agilidade, é indispensável manter consultas periódicas com um dentista, que fará uma avaliação completa para cuidar melhor da sua saúde.

Além disso, o dentista realiza a limpeza profissional – um procedimento eficiente, que elimina todas as impurezas, placas e mantém a boca saudável, livre de placas e outros riscos que passam despercebidos na higiene diária e podem causar transtornos ao longo do tempo.

Como você percebeu, a higiene oral é um hábito extremamente importante, capaz de preservar os dentes bonitos, fortes e saudáveis. Portanto, são medidas que devem estar presentes no seu cotidiano, com o devido apoio e orientação de um dentista de confiança.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe