Higiene bucal: conheça 5 cuidados para ter uma boa saúde bucal

Não ter uma boa higiene bucal causa doenças que afetam a população mundial em todas as faixas etárias e isso não difere aqui no Brasil. Algumas são mais recorrentes do que outras, mas todas exigem atenção porque comprometem a saúde de modo geral e a qualidade de vida.

A maioria dessas doenças pode ser evitada facilmente por meio da prevenção. No entanto, os cuidados com os dentes ainda são negligenciados por muitos. Quer saber mais sobre como ter uma boa higiene bucal? Então, continue a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

O que é uma boa higiene bucal?

Quando falamos em uma boa higiene bucal, falamos em uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em pleno estado. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. 

Manter a boca saudável é importante para o bem-estar geral. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. 

Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornaram graves. 

5 cuidados especiais para se ter uma boa saúde bucal

Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente os riscos do desenvolvimento de doenças bucais, são elas:

  • Uma alimentação saudável: É fundamental alimentar-se de forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Evite alimentos açucarados e gordurosos. Eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva;
  • Técnicas de escovação: O importante é fazer com que as cerdas entrem em contato com todas as superfícies livres dos dentes. Estudos comprovam que não existem movimentos específicos para escovar os dentes, o importante é não usar força e escovar poucos dentes de cada vez, não fazendo movimentos muito amplos;
  • Fazer a limpeza da língua: Uma parte do processo que a grande maioria das pessoas ignora é a necessidade de escovar a língua. Isso porque, tal como os dentes, a língua também pode ser uma superfície de acúmulo de bactérias. Isso causa a saburra bucal, uma camada de células e bactérias de cor amarelada ou branca que se acumula na língua, gerando o mau cheiro responsável pelo mau hálito;
  • Passar o fio dental diariamente: Estar atento no momento do uso do fio para limpar além da linha da gengiva. É fundamental lembrar-se também de usar uma parte limpa do fio em cada local. Em média, 40 cm de fio são suficientes para limpeza completa de toda a boca;
  • Faça visitas ao dentista regularmente: Uma das principais dicas de como cuidar da higiene bucal que podemos citar é que o acompanhamento de um especialista é fundamental para a saúde da sua boca. Portanto, procure estabelecer uma frequência de visitas regulares.

Enfim, se você deseja manter a sua saúde bucal em dia e evitar doenças que podem até levá-lo a óbito, considere nossas dicas e implemente-as na sua rotina.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe