higiene bucal

Hábitos de higiene bucal que devem ser rotina

A higiene bucal é, sem dúvida nenhuma, a melhor forma de prevenir problemas orais, como cáries, tártaro e gengivite. Assim como as pessoas adotam medidas simples para o fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças sistêmicas, é preciso prevenir condições sérias, como a doença periodontal.

Vale destacar que, a doença periodontal é uma enfermidade infecto-inflamatória que atinge a sustentação dos dentes (ossos, ligamentos periodontais e cemento) e o tecido de suporte (gengiva) dos dentes. Ela é caracterizada pela perda de inserção dos ligamentos periodontais, bem como destruição de tecidos ósseos adjacentes.

Esse tipo de quadro é problemático e pode trazer complicações sérias. Por isso, é fundamental incluir hábitos de higiene bucal na rotina, a fim de evitar consequências danosas para a saúde oral como um todo.

Hábitos de higiene bucal necessários

Veja, a seguir, quais hábitos de higienização são esses.

Escovar os dentes

Esse é um cuidado básico, mas muitas pessoas negligenciam sua importância. A ausência da escovação regular e correta é um dos principais fatores para o aparecimento de periodontite e gengivite. Essas doenças começam com o consumo excessivo de alimentos açucarados, associado à falta de boa higiene bucal. Daí a necessidade de escovar os dentes três vezes por dia, após as principais refeições.

Escovar a língua

Quando for escovar os dentes, não se esqueça de escovar a língua também. Escove-a cuidadosamente e delicadamente para remover as bactérias e purificar o hálito. Esse hábito faz toda diferença na higiene geral da boca e, consequentemente, na prevenção de doenças.

Usar fio dental

O uso de fio dental também é imprescindível. Ele é responsável por remover a sujeira e os resíduos alimentares que as cerdas da escova de dente não são capazes de alcançar. Depois das refeições, é comum que restos de alimentos fiquem acumulados entre os dentes, favorecendo a interação com bactérias e formação de placas. Sendo assim, não abra mão do fio dental.

Fazer limpeza profissional

Por mais que você capriche na escovação e utilize fio dental todos os dias, é importante reforçar os cuidados higiênicos e, eventualmente, fazer a limpeza profissional no consultório odontológico. O dentista de sua confiança pode ajudar efetivamente na manutenção de dentes limpos, claros, saudáveis e fortes. Caso haja algum vestígio de tártaro, por exemplo, o especialista pode fazer a limpeza apropriada, utilizando os instrumentos adequados para a raspagem e remoção das placas endurecidas.

Utilizar creme dental preventivo

Converse com seu dentista e peça orientação sobre cremes dentais indicados para prevenir doenças orais. O mais recomendado é apostar em produtos que ajudam na manutenção de gengivas saudáveis e afastem o risco de problemas como as cáries, mau hálito, sensibilidade e tártaro.

No mais, associe os cuidados de higiene com outras medidas de prevenção, como alimentação rica em fibras, consumo moderado de doces e controle da saúde geral, uma vez que várias doenças sistêmicas têm a ver com a saúde dos dentes.

Quer saber mais sobre higiene bucal? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe