Gengivoplastia

Conheça Os Prós e Contras da Gengivoplastia

A gengivoplastia é um dos procedimentos mais utilizados para nivelar e alinhar as gengivas que não estão harmonizadas e nem simétricas. Contudo, assim como qualquer técnica cirúrgica, tem prós e contras que precisam ser conhecidos e avaliados pelo paciente.

Quer saber mais sobre eles? Então, recomendamos a leitura deste post. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema. Ficou interessado? Continue a leitura.

O que é a gengivoplastia?

Antes de apresentarmos os prós e contras desse procedimento, você precisa entender mais sobre ele. A gengivoplastia é uma cirurgia utilizada para corrigir e modificar o formato das gengivas, o que pode incluir a remoção do osso que circunda os dentes.

De modo geral, essa técnica é usada para fins estéticos, visando a retirada do excesso do tecido gengival ou a correção de anomalias nas gengivas. Além disso, pode ser combinada ou não com a gengivectomia ou com o enxerto de gengiva.

Como a cirurgia é feita?

A gengivoplastia é um procedimento simples. Entre os principais cuidados no pré-operatório estão a realização de uma série de exames, tais como, moldagens e raio-X. Nessa etapa, o objetivo é garantir o sucesso do tratamento e a manutenção da saúde do paciente.

Além disso, antes de realizar o procedimento, o paciente precisa ter gengivas saudáveis e fortes. Caso contrário, será necessário fazer o tratamento adequado para cuidar dessas estruturas.

Posteriormente, após ser considerado apto e no dia da cirurgia, realiza-se a antissepsia da região. Em seguida, o paciente recebe o medicamento anestésico para que não sinta dor. O procedimento em si consiste na realização da incisão na gengiva e seu deslocamento dos outros tecidos. 

Quando é indicada?

Geralmente, a gengivoplastia é indicada para os pacientes que não estão satisfeitos com o seu sorriso ou que sofreram danos na gengiva em decorrência de problemas bucais, como a periodontite. Neste sentido, o tratamento é recomendado nos casos de retração gengival, hiperplasia da gengiva e sorriso gengival. 

Quais os prós do procedimento?

A gengivoplastia é capaz de harmonizar o sorriso para que ele se torne mais bonito e tenha a aparência desejada pelo paciente, devolvendo sua autoestima. Além disso, também tem como benefício o tratamento da sensibilidade dentária causada pela exposição da raiz do dente.

Ainda, outros benefícios desta técnica são: rapidez e agilidade na conclusão do procedimento, pós-operatório menos custoso e com baixo risco, resultados duradouros, alta taxa de sucesso e otimização dos resultados estéticos.

Quais os contras?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o risco de complicações sempre existe. Porém, no caso da gengivoplastia, eles são mínimos. Outro ponto desfavorável que também é comum a outros tratamentos estéticos é o resultado desfavorável.

Além disso, podemos mencionar como os contras da gengivoplastia os seguintes fatores: irreversibilidade parcial da cirurgia, possibilidade de sensibilidade pós-operatória ou retração gengival decorrente de erros na execução técnica da cirurgia.

Então, como você pode perceber, a gengivoplastia é um procedimento simples, de baixo risco e capaz de trazer excelentes resultados. Portanto, se você está insatisfeito com o aspecto da sua gengiva, converse com seu médico sobre o assunto.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe