Gengivite

Por que visitar um periodontista para o tratamento da gengivite?

A gengivite é um dos problemas que afetam a saúde bucal mais comum no Brasil e no mundo, afetando pessoas de todas as idades. É uma inflamação que provoca sintomas desagradáveis e exige tratamentos eficazes, orientados por um periodontista.

Nesse sentido, a periodontia é uma especialidade da odontologia específica no estudo dos tecidos que envolvem os dentes, ou seja, as gengivas – trata-se de uma área que direcionada para lidar com qualquer doença ou condição que afeta as gengivas, inclusive realizando intervenções cirúrgicas.

Mas por que é importante procurar um periodontista para o tratamento da gengivite? Embora seja considerada uma doença mais simples, é essencial ter cuidados para evitar transtornos. Pensando nisso, confira neste post os principais motivos que demonstram a importância de contar com esse especialista!

Afinal, o que é a gengivite?

A gengivite é uma infecção na gengiva causada pelo acúmulo de placas bacterianas nos dentes e tecidos que os envolvem. Geralmente, a gengivite é causada pela falta de hábitos de higiene adequados, assim, as sujeiras provenientes da alimentação permanecem entre os dentes e causam o problema.

Sendo assim, os principais sintomas da gengivite são:

  • vermelhidão na gengiva;
  • inchaço nas gengivas;
  • sangramento durante a higienização;
  • sensibilidade e dor nas gengivas;
  • mau hálito;
  • recuo da gengiva, em casos avançados.

Embora seja um problema considerado simples, a gengivite deve ser tratada com atenção e apoio profissional. Principalmente, para evitar que o quadro se agrave e evolua para a periodontite ou outras doenças mais sérias, que oferecem riscos elevados para a saúde bucal e qualidade de vida.

O que é a periodontia?

A periodontia é uma especialidade da odontologia que atua e estuda os tecidos que envolvem os dentes, ou seja, gengivas, ligamentos e ossos. Sendo assim, um dentista periodontista é um profissional que realiza diagnósticos, prevenção e tratamento de problemas periodontais, inclusive com procedimentos cirúrgicos.

Nesse contexto, a periodontia é uma área mais específica e complexa, em que os profissionais têm capacidades para oferecer tratamentos e soluções eficazes.  Como as doenças periodontais são mais sérias, é uma especialidade extremamente importante para promover a saúde bucal.

Por que é importante tratar a gengivite com um periodontista?

A gengivite é considerada uma doença que acomete o periodonto, por isso, mesmo sendo um quadro mais leve é imprescindível tratar com especialistas. O periodontista é um profissional especialista em doenças periodontais e oferece expertise para lidar com a situação de forma eficiente e segura.

Dessa forma, tratar a gengivite com um periodontista é essencial para ter uma análise completa da situação e a prescrição de tratamentos eficazes. Ou seja, é um especialista capaz de compreender as causas e agir com precisão para aliviar os sintomas e eliminar as infecções.

Portanto, o periodontista é a melhor alternativa para promover a saúde bucal e evitar que a gengivite se torne uma doença periodontal mais grave. Além disso, o especialista é capacitado para fazer procedimentos de remoção da placa bacteriana e orienta sobre os melhores cuidados preventivos com a gengiva.

Como você percebeu, tratar a gengivite com o periodontista é fundamental para garantir a eficiência e preservar a saúde bucal de forma abrangente. Por isso, procure o especialista ainda nos primeiros sinais da gengivite, para ter soluções rápidas e evitar riscos para a sua saúde oral.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe