gengivas

Como Manter As Gengivas Saudáveis: 7 Maneiras

A preocupação com a saúde bucal deve fazer parte da rotina de todas as pessoas. Porém, manter a boca limpa não significa apenas escovar os dentes. Ter uma gengiva saudável é fundamental, pois é ela quem dá sustentação aos dentes.

Neste artigo, traremos algumas dicas essenciais para você cuidar da sua saúde bucal de forma correta. Então, se tem muitas dúvidas sobre o assunto e quer aprender a higienizar essas estruturas, continue a leitura do post.

1) Atenção à higienização bucal

A formação de cáries e tártaro não impacta apenas os dentes, mas também as gengivas. A melhor forma de combater esse problema é fazer a higienização bucal completa, de forma correta e com calma.

O primeiro passo é passar a escova em todas as faces dos dentes, realizando movimentos circulares. Porém, sem excessos para evitar desgastar os dentes ou agredir as gengivas. Em seguida, escove a língua para tirar os restos de comida que se acumulam ali.

2) Use o fio dental

Para finalizar a limpeza, passe o fio ou a fita dental para eliminar os resíduos que estão presos entre os dentes e não saem com a escovação. Enfim, o importante é dedicar algum tempo para cuidar da sua saúde bucal.

No que se refere à frequência, a escovação dos dentes deve ser feita logo pela manhã, após as refeições e antes de dormir. Isso porque, durante o sono, a boca fica mais vulnerável à ação das bactérias.

3) Enxague bem a boca

Um cuidado que poucos dão a devida atenção é o de enxaguar bem a boca após a escovação e o uso do fio dental. Essa medida é importante para eliminar todos os resíduos que se desgrudaram dos dentes, mas ainda estão no interior da boca. Portanto, não economize na água. 

4) Atenção com os enxaguantes bucais

Outro recurso para fazer a higienização bucal é o uso de enxaguantes. Porém, sua utilização deve ser prescrita pelo seu dentista, que também irá indicar o produto com a composição mais adequada para você.

5) Cuidado com sua alimentação

O consumo de alimentos ricos em açúcar e amido contribui para a formação de cáries e outros problemas bucais. Por isso, recomenda-se reduzir a ingestão desses alimentos, principalmente aqueles doces mais grudentos.

Isso não significa que você não pode comer doces, massas ou pães. Contudo, ao fazê-lo lembre-se de escovar os dentes imediatamente. Se não for possível, consuma bastante água para fazer uma rápida limpeza.

6) Faça visitas regulares ao dentista

Ir ao dentista é uma ação básica para quem deseja manter as gengivas saudáveis. Afinal, mesmo que você faça a higienização correta, dificilmente saberá se há algum problema na região. 

Ao visitar um dentista, ele fará uma avaliação completa e, caso detecte algo, irá prescrever o tratamento adequado. Além disso, mesmo que não haja um problema, ele fará a profilaxia e a aplicação de flúor para deixar os dentes mais resistentes.

7) Não fumar

O cigarro é um grande vilão para a sua saúde bucal, pois pode causar muitos problemas na sua gengiva. Os fumantes estão mais propensos às doenças periodontais e podem até perder os dentes em consequência da enfermidade.

Outro problema decorrente do uso de cigarro é a mudança na coloração dos dentes, deixando-os mais amarelados. O tabagismo também pode causar outros problemas sérios, como doenças respiratórias e cardíacas.

Enfim, se você quer manter suas gengivas saudáveis, mas não sabe o que fazer, com a leitura deste artigo você tem todas as informações necessárias para fazer a higienização correta e garantir a sua saúde bucal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe