Gengiva

Gengiva saudável: 6 cuidados fundamentais

Você sabia que somente a escovação não é suficiente para fazer a limpeza dos dentes? Para manter uma boca saudável, é essencial manter os cuidados com a gengiva. Isso porque a falta de uma higienização correta dos dentes pode ocasionar problemas graves para a gengiva.

Quer saber mais sobre como ter uma gengiva saudável? Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as principais dicas sobre o assunto. Não deixe de continuar a leitura!

Doenças causadas pela falta de cuidados com a gengiva

A gengiva é o tecido presente na cavidade bucal que reveste o suporte ósseo dos dentes, constituindo parte da mucosa bucal. É subdividido em partes marginal e inserida, dependendo da região.

A gengivite é uma inflamação leve que afeta a gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Ela pode ser identificada por alguns sinais que normalmente aparecem ao escovar os dentes, como: sangramento, inchaço, vermelhidão, dor e sensibilidade. 

Se não for tratada, pode enfraquecer a vedação entre a gengiva e os dentes e se transformar em uma das formas mais graves da doença: a periodontite.

Em suma, a periodontite é a evolução da gengivite. Quando não tratamos a gengivite, as consequências podem ser mais graves, fragilizando todo o tecido e comprometendo a sustentação dos dentes. Isso significa haver sério risco de perda dos dentes.

Além da falta de higiene bucal adequada, outros fatores que podem contribuir para o surgimento de doenças na gengiva são: estresse, tabagismo, flutuações hormonais e uso de certas medicações. 

6 cuidados para ter uma gengiva saudável

É de extrema importância saber que ter uma gengiva saudável é fundamental para manter os dentes fortes, já que é a gengiva responsável pela sustentação dos dentes. Portanto, veja a seguir os principais cuidados para inserir na sua rotina:

  1. Escovar os dentes corretamente:

Na hora da escovação, o ideal é sempre fazer movimentos que vão da gengiva até as pontas dos dentes. Escovar a linha da gengiva é muito importante para evitar inflamações e remover todo resto de alimento. 

  1. Usar a escova de dentes correta 

As escovas de dente mais indicadas são aquelas com a cabeça pequena e cerdas macias ou extra-macias, para não machucar a gengiva. Além disso, a escova deve ser trocada a cada três meses ou após o desgaste das cerdas. 

  1. Usar o fio dental

É muito importante usar o fio dental antes da escovação. Ela alcança os espaços entre os dentes que a escova não consegue. 

  1. Usar antisséptico bucal sem álcool

O antisséptico bucal alcança espaços que a escova não consegue, ajudando na remoção de bactérias. 

  1. Limpar a língua

Mesmo após a escovação, muitas bactérias ainda podem permanecer na língua. Assim, a dica é usar um limpador de língua. Além desses cuidados, não deixe de visitar o dentista regularmente e manter uma alimentação saudável para garantir a manutenção da sua saúde bucal. 

Por fim, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais cuidados para se ter uma gengiva completamente saudável. Portanto, fique atento às dicas e em caso de qualquer necessidade, não hesite em procurar auxílio odontológico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe