Frenectomia labial e lingual: indicações

frenectomiaA frenectomia é uma cirurgia relativamente simples e bastante comum nos consultórios odontológicos. Existem vários freios no tecido gengival que circunda os dentes, tanto na região anterior como posterior de ambas as arcadas. O freio labial superior é, indiscutivelmente, o que mais frequentemente necessita ser removido. Contudo, o freio labial inferior juntamente com o freio lingual também, não raramente, causam  transtornos.

Os freios compreendem tecido fibroso que, em algumas situações, podem ocasionar uma série de problemas clínicos. Estes seriam fundamentalmente de natureza ortodôntica, protética, fonética e/ou periodontal. De fato, podem estar relacionados com a presença de diastemas (espaços aumentados entre os dentes), dificuldade na realização da higiene bucal, entre outros.

Frenectomia labial

O freio labial superior localiza-se entre os dentes incisivos centrais superiores. Por outro lado, o freio labial inferior, que apresenta menor volume que o anterior, situa-se entre os dentes incisivos centrais inferiores. A frenectomia labial é comumente indicada nos seguintes casos:

  • Presença de inserção tecidual inter-incisivos, dificultando o fechamento do espaço entre os dentes quer naturalmente, quer pelo uso de aparelhos  ortodônticos;
  • Hipermobilidade nos tecidos periodontais, levando a acúmulo de placa bacteriana e/ou recessão gengival;
  • Interferência na estabilidade ou conforto de próteses totais;
  • Questões estéticas.

Caso o paciente tenha um freio labial superior proeminente, mas não possua quaisquer queixas e não apresente as indicações acima, não  haverá motivo para removê-lo. Neste caso, apesar de saliente, será considerado uma estrutura anatômica normal e não uma anomalia.

Frenectomia lingual

O freio lingual é encontrado na base da língua, estando indicada a sua remoção quando da presença de alterações fonéticas. O seu encurtamento irá criar dificuldades para que o paciente leve a ponta da língua adiante. Tal condição impedirá a emissão correta de alguns  sons ou mesmo gerará incomodo ou desconforto. Uma pequena incisão lateral soluciona imediatamente a questão.

Considerações finais

Por ser um procedimento muito rápido e pouco traumático, geralmente causa pouquíssimo ou nenhum sofrimento exagerado. Os pontos  devem ser removidos com aproximadamente 15 dias. O uso de cimento cirúrgico é opcional.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, de tal forma que ficarei muito feliz em responder  aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em  Barbacena!

 

 

 

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe