O freio lingual faz parte da anatomia humana. Quando tem forma e função adequadas, é essencial para a mastigação, deglutição e respiração. Porém, o encurtamento do freio pode trazer problemas fonéticos e ortodônticos.
O aspecto normal do frênulo labial é uma prega fina, triangular, de base voltada para cima, em lâmina de faca (prega de mucosa) que tem uma origem relativamente profunda no interior do lábio superior, estendendo-se para trás e para cima. Se esse freio for muito curto, o paciente apresentará dificuldade para falar; diminuição da autoestima, devido a traumas gerados no relacionamento interpessoal; diminuição da eficiência mastigatória e da deglutição.
O diagnóstico que verifica se existe alguma alteração do frênulo, aquela membrana que une a língua ao assoalho da boca, é feito por meio do Teste da Linguinha logo após o nascimento do bebê, juntamente com o teste do pezinho. O procedimento é obrigatório em todo país desde que a lei 13.002/2014, entrou em vigor no final de 2014. Ele vale tanto para hospitais e maternidades públicos quanto privados.
As complicações da língua presa quando não é tratada com cirurgia variam de acordo com a idade e com a gravidade do problema. Assim, as complicações mais frequentes incluem:
- Dificuldade para mamar;
- Atraso no desenvolvimento ou crescimento;
- Problemas na fala ou atraso no desenvolvimento da linguagem;
- Dificuldade para introduzir alimentos sólidos na alimentação da criança;
- Risco de engasgamento;
- Problemas nos dentes relacionados com a dificuldade para manter a higiene bucal.
Tratamento para a “língua presa”
O único tratamento para os casos de encurtamento do frênulo labial é a cirurgia chamada de frenectomia lingual que consiste na remoção total ou parcialmente do freio lingual a fim de que a língua possa voltar às suas funções normais ou o mais próximo do que se tem como normal. A frenectomia é eficiente para melhorar a mobilidade e a postura da língua, assim como suas funções, incluindo a produção da fala.
A cirurgia é indicada para os pacientes que apresentam:
- Limitação dos movimentos da língua;
- Alterações da fala (fonética), pelo mesmo motivo;
- Transtornos ou dificuldade na mastigação;
- Lesões traumáticas, resultantes do “roçar” dos frênulos nos incisivos inferiores, devido à grande proximidade entre as duas estruturas.
Não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia, a indicação irá depender da perturbação que o frênulo está provocando. Quando o frênulo limita os movimentos linguais, a intervenção deve ser feita o quanto antes. Em alguns casos, pode ser realizado até mesmo em crianças menores de dois anos. Se interferir com a prótese ou com a ortodontia, a cirurgia desse frênulo, deve ser realizada antes destes tratamentos serem iniciados.
A cirurgia de frenectomia lingual dura em torno de 30 minutos e é feita em ambulatório, conduzido por um médico ou cirurgião dentista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!