fio dental ou escova de dentes

Qual Devo Utilizar Primeiro: Fio Dental Ou Escova De Dentes?

Os cuidados com a higienização bucal são fundamentais para evitar uma série de doenças que acometem a região. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema, como, por exemplo, por onde começar: fio dental ou escova de dentes?

Se você também não sabe essa resposta, está no lugar certo. Neste artigo, explicaremos o que deve ser feito primeiro e os motivos que explicam essa hierarquia. Então, se tem interesse no assunto, continue a leitura.

Por que utilizar o fio dental?

Quando pensamos em higienização bucal, a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é a escovação dos dentes. Porém, o fio dental é tão ou mais importante que essa etapa e não pode ser esquecido e nem ignorado.

Embora a escovação seja essencial para a limpeza dos dentes, ela sozinha não é suficiente. Isso ocorre porque as cerdas nem sempre conseguem encaixar no espaço existente entre os dentes, deixando resíduos na região.

Assim, o fio dental surge como a melhor alternativa para acessar essa área e eliminar os restos de alimentos que podem ficar presos e se acumular nesses espaços. Por isso, é considerado uma etapa de extrema importância.

Quando não é utilizado, esses resíduos tornam-se um ambiente propício para a proliferação de bactérias na região. Consequentemente, há a formação das placas bacterianas que desencadeiam diversos problemas bucais, como o tártaro e a cárie.

Como usar o fio dental?

O fio dental é um acessório que age por fricção. Por isso, quanto maior o contato com a superfície dentária, melhor será a limpeza. Assim, a recomendação é utilizar a fita dental ou dobrar o fio dental. A seguir, confira um passo-a-passo:

  • enrole uma ponta do fio três vezes em um dos dedos indicadores. Meça 20 centímetros e rompa o fio da base. Enrole a outra ponta no outro dedo indicador até que o fio fique firme e o pedaço entre os dedos tenha algo em torno de 10 centímetros;
  • escolha a região por onde irá começar, arcos superiores ou dentes inferiores;
  • posicione o fio no espaço entre o primeiro e o segundo dente e movimente-o até alcançar a gengiva. Depois, faça o movimento de volta, de baixo para cima, até a superfície dos dentes;
  • repita esse processo duas vezes e siga para o próximo dente. Não utilize a mesma área do fio. Quando todo o pedaço inicial for usado, desenrole o dedo e separe um novo pedaço limpo. Se não for suficiente, descarte e retire um novo pedaço de fio;
  • cuidado com a força aplicada em cada movimento. Faça o processo sem pressa para não machucar a gengiva e causar lesões que podem infeccionar.

O que usar primeiro?

Agora que você já sabe a importância de usar o fio dental e conhece a forma correta de fazê-lo, precisamos falar sobre o momento ideal de inserir esse acessório na sua rotina de limpeza. O recomendado é que você o utilize antes de todas as escovações.

Em primeiro lugar, ao começar a higienização com o fio dental, você remove todos os restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes, facilitando o trabalho com a escova. Segundo, ao fazer essa remoção, as cerdas conseguirão passar pelo espaço entre os dentes, promovendo uma segunda limpeza.

Outra razão para iniciar pelo fio dental é para que você nunca se esqueça de fazê-lo ou nem execute o processo de qualquer jeito. Porém, se você já se adaptou a passar o fio dental após a escovação, não tem problemas, pois não afetará o resultado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe