Fio dental

Qual devo utilizar primeiro: fio dental ou escova de dentes?

A higiene bucal é imprescindível para a saúde de qualquer pessoa e proporciona benefícios importantes para a qualidade de vida e bem-estar. Mesmo sendo um hábito diário, ainda é repleto de dúvidas, principalmente sobre o que usar primeiro, fio dental ou escova de dentes.

Embora não exista uma regra, os dentistas orientam os pacientes sobre as melhores práticas para promover uma higiene bucal adequada. Nesse sentido, a ordem entre a escovação e o uso do fio dental é importante para remover resíduos e garantir uma limpeza completa.

Mas afinal, você sabe o que utilizar primeiro, fui dental ou escova de dentes? Se deseja saber como fazer a higiene bucal da forma correta, este post vai ajudar! Continue a leitura e veja qual a melhor forma para fazer a higiene e manter seu sorriso bonito e saudável!

Qual a importância de usar o fio dental?

O fio dental é um grande aliado para ter uma higiene bucal completa e proporciona benefícios importantes para evitar problemas como a formação de placas e cáries. Sendo assim, usar o fio dental diariamente é fundamental para ter uma limpeza completa.

Isso porque, o fio dental realiza a limpeza completa em locais que a escova não alcança, como entre os dentes. Assim, é possível remover sujeiras que formam as placas bacterianas, que são a principal forma para o desenvolvimento de doenças periodontais.

Como usar o fio dental corretamente?

É comum ter dúvidas sobre o uso correto do fio dental, ou seja, como fazer uma limpeza eficiente para remover sujeiras e não machucar a gengiva. Embora seja uma prática simples, usar corretamente é essencial para usufruir de todos os benefícios de uma boa higiene bucal.

Sendo assim, para usar o fio dental da maneira adequada, basta seguir o seguinte passo a passo:

  • separe aproximadamente 20 cm de fio dental;
  • enrole o fio nos dedos indicador e polegar das duas mãos;
  • faça movimentos leves;
  • deslize os fios levemente em sentido vertical;
  • não reutilize os fios.

Qual usar primeiro, fio dental ou escova de dentes?

Mesmo não existindo uma regra geral, é importante que você utilize o fio dental antes da escovação diariamente. Dessa forma, as sujeiras que se acumulam em locais que a escova não alcança são removidas, proporcionando uma higienização eficaz.

Além disso, ao usar o fio dental e enxaguar a boca antes de escovar os dentes garante que todos os resíduos serão removidos. Portanto, é o melhor processo para ter uma boca limpa e eliminar com eficácia qualquer tipo de sujeira que possa provocar danos à saúde bucal.

Por que é importante consultar o dentista regularmente?

A higiene bucal diária é imprescindível para qualquer pessoa, pois previne diversas doenças e complicações, como cáries, placas e outros. No entanto, além de usar o fio dental e escovar os dentes, é importante frequentar o dentista regularmente, para garantir a saúde oral.

Sendo assim, o dentista realiza uma análise criteriosa nos dentes e gengivas, e faz a limpeza profissional, eliminando qualquer tipo de problema. Ou seja, é uma prevenção importante para certificar que os seus dentes estão saudáveis e ainda ter orientações personalizadas para cuidar melhor da sua saúde.

Como percebeu, saber o que usar primeiro, fio dental ou escova de dentes, é fundamental para cuidar da sua saúde bucal da forma correta. Afinal, ter um sorriso bonito e saudável contribui para a sua qualidade de vida, bem-estar e autoestima.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!     

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe