Faceta dentária

Facetas Dentárias: Entenda O Que São E Para Que Servem

Nos últimos anos, há uma crescente procura por procedimentos que tornem o sorriso mais branco e perfeito. Isso se deve principalmente ao surgimento das facetas dentárias, técnica que tem se popularizado no Brasil

Você já ouviu falar nela? Sabe como funciona e para que servem? Então, não deixe de ler este texto. A seguir, explicaremos todos os pontos relevantes a respeito deste tema.

O que são as facetas dentárias?

Por definição, podemos dizer que as facetas dentárias são restaurações de fina espessura que são fixadas na face frontal dos dentes, também chamada de superfície vestibular. O principal objetivo desta técnica é recuperar a função e a estética dos dentes.

Com a evolução da Odontologia, surgiram diversos procedimentos estéticos que buscam melhorar o aspecto do sorriso e a harmonia da face. No entanto, alguns são tratamentos mais invasivos e que podem exigir a remoção de grande parte da estrutura dentária.

Neste sentido, as facetas dentárias se apresentam como uma opção menos agressiva e muito eficiente, sem comprometer a sua estrutura e preservando a sua estética. Geralmente, elas são aplicadas nos dentes anteriores e superiores, mas varia de acordo com o paciente.

Ainda, a depender das características do indivíduo podem ser necessárias apenas 4 facetas ou até 10, quando cobre até os dentes pré-molares. Isso acontece porque cada faceta pode ter uma indicação diferente.

Quando são indicadas?

Existem diferentes tipos de facetas dentárias e cada uma tem uma indicação. A faceta direta em resina composta são feitas diretamente sobre a face do dente, sendo a de menor custo e uma das mais procuradas.

O principal benefício deste tipo é o fato de não exigir o desgaste da estrutura dentária, pois a resina se adapta ao esmalte dental. Outra vantagem é que pode ser confeccionada em diferentes tons e opacidades.

Outro tipo é a faceta indireta em cerâmica, que é a opção mais recomendada para pacientes fumantes ou que costumam consumir grandes quantidades de alimentos e bebidas muito pigmentadas.

A cerâmica dificilmente sofre abrasão e mudança de tom. Além disso, é um material resistente e biocompatível. Porém, neste caso, o especialista precisa realizar a raspagem do dente, mesmo que mínima.

Para que servem as facetas dentárias?

As facetas dentárias são uma forma simples e menos invasiva de solucionar vários problemas físicos e de estética. Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • correção das variações de cor do dente que são provocadas pelo uso de cigarro ou pelo consumo de alimentos e bebidas pigmentadas;
  • tratamento de problemas estéticos de forma. As facetas podem ajudar a guiar os movimentos durante a mastigação, ajudando a tratar os dentes tortos;
  • correção do esmalte danificado; A escovação agressiva ou a ingestão de alimentos ácidos pode desgastar o esmalte dentário.
  • aumenta a resistência dos dentes contra fraturas e trincas.

Então, como você pode perceber, as facetas dentárias são um importante recurso para o tratamento de problemas estéticos e também funcionais nos dentes. Portanto, se ficou interessado no procedimento, converse com seu dentista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe