Facetas dentárias

Facetas Dentárias: Entenda O Que São E Para Que Servem

Quem nunca sonhou com um sorriso alinhado e uniforme como seu cartão de visitas? Hoje em dia, um procedimento muito  procurado para atingir esse objetivo é a implantação de facetas dentárias. Um material que te auxilia a atingir tais objetivos estéticos.

Já pensou em fazer esse procedimento? Então continue a leitura. Neste post apresentaremos algumas informações que você não pode deixar de saber. 

O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias são próteses produzidas geralmente em porcelana ou resina. É projetada no exato formato do dente do paciente em questão, como uma espécie de capa. Dentre outras funções, são capazes de corrigir pequenos desalinhamentos e leves fraturas.

Além de conseguir moldar o sorriso de acordo com seu objetivo, sendo possível escolher cor, formato e tamanho da prótese, uma outra característica das facetas é a proximidade com a aparência natural.

Quais são os tipos de facetas dentárias?

Como dito anteriormente, existem dois tipos de facetas dentárias dependendo do material com o qual são produzidas. São elas a faceta em porcelana e a faceta em resina.

No caso das facetas produzidas em porcelana, a confecção ocorre em laboratório de próteses com base no planejamento feito pelo dentista. São as capinhas das quais falamos. Depois de prontas, elas são coladas sobre o esmalte dentário.

Já no caso das facetas em resina a produção é feita diretamente no dente. O dentista aplica a resina sobre o esmalte e modela o material de acordo com o objetivo traçado. Essa modalidade geralmente é mais indicada para quem deseja fazer alterações, como corrigir uma fratura ou preencher um espaço.

Para que servem as facetas dentárias?

O procedimento de facetas dentárias serve tanto para simplesmente melhorar esteticamente a aparência quanto, também, para corrigir algumas características que possam ser prejudiciais ou incômodas na região bucal.

Além de deixarem os dentes mais bonitos, promovem uma melhor funcionalidade para as arcadas dentárias e podem contribuir com o equilíbrio da saúde bucal.

Na etapa de planejamento deste processo, o paciente consegue escolher qual tonalidade deseja alcançar no esmalte do dente, assim como formato e tamanho. Acaba se tornando uma ótima opção para quem não pode se submeter ao tão procurado clareamento.

Ademais, serve para alongar a dentição, ou organizar o preenchimento de espaços nos casos de pacientes com dentes extremamente pequenos. Podendo ser feita em um dente específico ou vários, a fim de prezar pelo equilíbrio e harmonização do sorriso.

Da mesma forma que é possível alongar, visando uma melhor simetria do sorriso, também é possível diminuir os moldes da dentição.

Para quem as facetas são indicadas?

Geralmente indica-se o procedimento de facetas dentárias apenas quando todo o desenvolvimento das estruturas faciais e bucais já está completo. Ou seja, o ideal é que os pacientes que desejam a mudança estética do sorriso ou a correção de pequenos problemas tenham idade superior a 18 anos.

Então, com a leitura desse texto, você se informou sobre os principais pontos em relação ao procedimento de facetas dentárias. Portanto, caso deseje realizá-lo, procure o acompanhamento de um profissional qualificado. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe