Facetas De Resina Ou Porcelana

Facetas De Resina Ou Porcelana: Qual A Diferença?

Você nunca ouviu falar em facetas dentárias? Com uma busca cada vez maior pelo sorriso perfeito, essa técnica surge como um recurso eficaz para o tratamento estético e funcional dos dentes. 

Quer saber mais sobre este procedimento e suas indicações? Quer conhecer os tipos e entender as diferenças entre eles? Então, recomendamos a leitura deste texto. A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto.

O que são as facetas dentárias?

Trata-se de um tipo de prótese de fina espessura que serve para cobrir as faces dos dentes, melhorando o aspecto do sorriso. De forma simplificada, as facetas são uma espécie de capa para os dentes, pois são coladas na parte frontal deles.

Ainda, esse procedimento é capaz de recriar o sorriso do paciente de forma natural e harmoniosa. As facetas podem ser utilizadas não só para oferecer um sorriso mais harmônico, mas também para corrigir defeitos congênitos de formação do dente e para tatar diastemas.

Além disso, essa técnica pode ser usada para resolver uma série de problemas que afetam a função dos dentes, tais como, trincas, fraturas dentais, dentes tortos e outros problemas de posicionamento e coloração.

Conheça as diferenças entre os tipos de facetas

Existem dois tipos de facetas dentárias disponíveis no mercado: facetas de cerâmica e facetas de resina. No primeiro caso, são confeccionadas em um laboratório de próteses com base no planejamento feito pelo dentista. 

Esse tipo é mais indicado para pacientes fumantes ou que consomem muitos alimentos e líquidos com alta pigmentação. A cerâmica tem uma superfície vítrea e, por isso, dificilmente sofre abrasão ou variações de tom com o passar do tempo.

Além disso, essas facetas oferecem alta resistência e biocompatibilidade com o material dentário. Dentre as opções disponíveis no mercado, essa é a que melhor reproduz a aparência dos dentes naturais.

Já as facetas de resina são fabricadas diretamente nos dentes dos pacientes. Para isso, o dentista aplica a resina sobre o esmalte e modela o material, o que exige bastante habilidade técnica do profissional.

Entre os tipos de facetas dentárias existentes, as de resina têm o menor custo, não exigem o desgaste da estrutura dentária e podem ser confeccionadas em diferentes tons e opacidades a fim de reproduzir a reflexão dos dentes do paciente.

No que se refere às desvantagens, as facetas de resina podem causar sensibilidade após a aplicação, sofrem maior desgaste da escovação e são menos resistentes. No caso das fabricadas em cerâmica, a principal desvantagem é a necessidade de raspagem da estrutura dentária para sua colocação.

Qual tipo escolher?

A escolha do melhor tipo de faceta dentária depende dos hábitos do paciente, da sua alimentação, da qualidade da higiene bucal e de outras necessidades específicas. Contudo, não se preocupe, pois o dentista saberá indicar a técnica ideal para o seu caso.

E então, ficou interessado em colocar as facetas dentárias? Converse com seu dentista e verifique a possibilidade. Com a leitura deste texto, você já tem todas as informações necessárias para fazer a sua escolha.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe