Extração de dente

Extração de dente: procedimento e o que esperar

Existem muitos motivos que levam a uma extração do dente. Por exemplo, quando as cáries são muito graves, nos casos avançados de doença periodontal, ou quando há necrose pulpar. Essa técnica é considerada segura, não apresentando nenhum risco adicional ao paciente na maioria dos casos.

Contudo, extrair o dente é muito mais que um simples “puxar”. Há vários aspectos importantes envolvidos. Quer entender mais? Então, continue a leitura!

Como é feito procedimento de extração do dente?

Antes de decidir pela extração, o cirurgião responsável pedirá uma radiografia. Afinal, ele precisa ter certeza da necessidade e possibilidade de realização do procedimento. Essa imagem é muito importante para que ele avalie o ângulo da raiz do dente, a curvatura e outros pontos relevantes para que tudo corra bem.

Posteriormente, no dia de extrair o dente, o paciente receberá anestesia local na área, então o cirurgião fará a extração. Uma consideração importante, é que nem sempre o dente é removido por inteiro, isto é, ele pode ser extraído em vários pedações. Claro, tudo depende da situação apresentada pelo paciente.

Normalmente, a pessoa não sente nenhuma dor ou incômodo intenso durante a realização da técnica. No entanto, é comum que haja uma pressão. Também poderá notar alguns barulhos considerados estranhos e desagradáveis por muitas pessoas, como rangidos e sons de ossos rachando.

Importante: mesmo com a aplicação da anestesia, o paciente pode sentir alguma dor ou uma perturbação não esperada. Caso isso aconteça, ele deve informar rapidamente ao seu cirurgião para que o profissional aplique mais anestesia ou tome outras providências. Geralmente, o especialista e o paciente combinam um sinal de aviso que indique que algo está errado como, por exemplo, levantar a mão.

Por fim, após realizar todas as etapas, o profissional faz os pontos ou demais ações necessárias para controle do sangramento. Aliás, a gaze colocada pelo cirurgião na boca do paciente é algo perfeitamente normal, pois tem o objetivo de absorver o sangue, ajudando no processo de coagulação no local.

O que se pode esperar de uma extração de dente?

Como indicado acima, todo o processo é relativamente simples e não tem grandes complicações. Mas é interessante o paciente saber o que esperar antes de se sentar na cadeira do dentista para não nenhuma surpresa. Nesse sentido, vale a pena ter em mente que:

  1.  antes da extração pode ser necessário afrouxar o dente;
  2. pode ser preciso fazer pequenos cortes para a retirada de pedaços do dente;
  3. após o procedimento, o cirurgião limpa e sutura a área, conforme a necessidade;
  4. a anestesia demora um pouco para passar o efeito, por isso, mesmo com tudo pronto, o paciente deve tomar cuidado para não morder a boca ou a língua.

A recuperação de uma extração de dente é tranquila e a pessoa não precisa esperar por nenhum cuidado complexo. Os pontos tendem a se dissolver sozinhos, ou seja, o paciente não precisa voltar ao consultório. Se a pessoa não teve nenhuma complicação, dentro de alguns dias a cicatrização já estará em bom nível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe