Embora muitas pessoas tenham seus dentes do siso removidos, há outras razões pelas quais a extração de dente é recomendada.
Não é um procedimento comum em consultórios, uma vez que o avanço tecnológico nos permite restaurar e curar muito mais, mas ele ainda acontece.
Neste artigo, trazemos mais informações sobre a extração dentária, definindo como e quando deve ser feita. Confira!
Quando a extração de dente é recomendada?
Excessiva cárie dentária
A infecção nos dentes pode exigir uma extração dentária. A periodontite, por exemplo, pode comprometer significativamente a raiz dos dentes, sendo necessária sua extração. Por isso, é preciso ficar atento às doenças na gengiva.
Uso de aparelho ortodôntico
Aqueles que usam aparelho podem precisar de um ou dois dentes removidos para dar espaço aos outros, quando eles se encaixam. Além disso, os que estão passando por quimioterapia ou estão prestes a ter um transplante de órgão também podem precisar remover alguns dentes para manter sua boca saudável.
Traumas
Nos casos em que ocorre uma batida e o dente se quebra sem que haja formas de restaurá-lo também é preciso realizar a extração da parte que restou.
Diabetes
Infelizmente pacientes com diabetes ou doenças similares têm propensão a ter mais problemas na cavidade oral, o que pode resultar em infecção e, por fim, na extração do dente.
Tipos de extração de dente
A extração dentária é realizada por um dentista ou cirurgião e é um procedimento ambulatorial relativamente rápido com anestesia local, geral, intravenosa ou uma combinação de ambos. Removendo dentes visíveis é uma extração simples.
Dentes quebrados, abaixo da superfície ou impactados requerem um procedimento mais complexo. A extração dentária será simples ou cirúrgica, dependendo se o dente estará visível ou impactado.
Extração simples
Você receberá um anestésico local, que adormece a área ao redor do dente para que você sinta apenas pressão, e não dor, durante o procedimento. O dentista então usa um instrumento para soltar o dente e a pinça para removê-lo.
Extração cirúrgica
Você provavelmente receberá anestesia local e anestesia intravenosa, o que o deixará calmo e relaxado. Você também pode receber anestesia geral, dependendo das condições médicas. Com anestesia geral, você permanecerá inconsciente durante o procedimento.
O cirurgião cortará sua gengiva com uma pequena incisão. Ele pode precisar remover o osso ao redor do dente ou cortar o dente antes que ele possa ser extraído.
Período de recuperação
Normalmente leva poucos dias para se recuperar após uma extração dentária. Os cuidados a seguir ajudam a garantir que sua recuperação ocorra sem problemas.
- Aplique uma bolsa de gelo na bochecha logo após o procedimento para reduzir o inchaço. Use o bloco de gelo por 10 minutos a cada vez.
- Depois que o dentista colocar a gaze sobre a área afetada, morda para reduzir o sangramento e ajudar na formação do coágulo.
- Tome toda medicação conforme prescrito.
- Descanse e relaxe durante as primeiras 24 horas. Não retorne imediatamente para sua rotina regular no dia seguinte.
- Não use canudinho nas primeiras 24 horas.
- Não fume.
Se houve dor mesmo depois de vários dias ou sinais de uma infecção — incluindo febre, pus ou drenagem da incisão — marque uma consulta com seu dentista o mais rápido possível. Ele saberá as medidas a serem tomadas para uma boa recuperação.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!