Escovar A Língua

Importância De Escovar A Língua

Você sabia que limpar a língua é tão importante quanto escovar os dentes? Pois é, mas muitas pessoas ignoram completamente a necessidade desta limpeza. Você é uma delas? Então, não deixe de ler este texto.

A seguir, explicaremos as principais razões que justificam a importância de escovar a língua. Além disso, também falaremos sobre como deve ser essa limpeza. Ficou interessado? Continue a leitura.

A função da língua

A língua exerce importante papel no processo de mastigação, pois é quem aciona o paladar e possibilita o envio de estímulos para o sistema nervoso. Quando está saudável, tem coloração rosada e textura macia.

Contudo, em função do seu aspecto rugoso, pode abrigar vários tipos de bactérias, contribuindo para o aparecimento de problemas graves na boca. Neste sentido, a presença de crostas esbranquiçadas é um sinal de alerta, pois indica a formação de biofilme lingual, condição chamada de saburra lingual.

O que é saburra lingual?

A boca é a primeira fase do sistema digestivo. Como auxilia na ingestão de alimentos, a língua acaba acumulando resíduos durante as refeições. Com a ausência de escovação, forma-se uma massa branca ou amarelada na região posterior da língua, chamada de saburra lingual.

Ainda, o surgimento deste biofilme pode ter relação tanto com a falta de higiene da área quanto  com desequilíbrios no trato gastrointestinal e até mesmo doenças hepáticas ou renais. Para eliminá-la, basta escovar bem a região da língua, manter-se hidratado e cuidar da sua alimentação.

Por que escovar a língua?

Fazer a limpeza da língua é importante porque a região acumula tantas bactérias quanto os dentes. Assim, a falta de higienização pode ter efeitos indesejados, como, por exemplo, o mau hálito.

O acúmulo de bactérias, de muco e células descamadas da boca provoca um mau cheiro, gerando um hálito desagradável. Além disso, a não escovação da língua pode afetar a saúde do paciente.

Isso se deve ao fato de que a língua atua no processo de produção da saliva. Porém, o excesso de resíduos causa a descamação do órgão, provocando um ciclo em que a sujeira só aumenta de tamanho. Com isso, diminui a produção de saliva na boca.

Ainda, a saliva exerce o importante papel de manter a saúde bucal, pois umedece e protege toda a mucosa oral, servindo como uma barreira protetora para os dentes e auxiliando na mastigação dos alimentos.

Outros benefícios de manter a língua sempre limpa são: evita o surgimento de cáries, melhora o aspecto da língua, evita o desenvolvimento de inflamações bucais, como gengivite e periodontite.

Como fazer a higienização da língua?

A limpeza da língua deve ser feita na mesma frequência da limpeza dos dentes. Para fazê-la, use a mesma escova, com ou sem creme dental, e faça movimentos de vai e vem sobre a sua superfície.

Porém, essa higienização deve ser delicada, pois a área é tão sensível quanto as gengivas. Então, evite o excesso de força e rigidez nos movimentos. Para finalizar, sempre lave a boca com água  corrente, facilitando a remoção da sujeira.

Agora, com a leitura do texto, você já sabe o porquê é tão importante fazer a escovação da língua e tem todas as informações para fazê-la de forma correta. Portanto, faça sua parte e mantenha a sua saúde bucal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe