clareamento

Entenda as diferenças entre clareamento e limpeza dos dentes

É comum que pacientes odontológicos cheguem ao consultório do dentista interessados na limpeza dentária, com a finalidade de clarear os dentes. Entretanto, a maioria desses pacientes não sabe a diferença entre clareamento e limpeza dentária.

Cabe ao profissional esclarecer as dúvidas, fornecer informações sobre as principais distinções entre os procedimentos e alinhar as expectativas em relação aos resultados, uma vez que o efeito do clareamento é muito diferente do efeito proporcionado pela limpeza.

Quer saber quais são as principais características dos procedimentos e descobrir no que eles se diferenciam? Leia o artigo e entenda os detalhes sobre o clareamento e a limpeza dos dentes. Vem comigo!

O que é, como funciona e quais são os resultados da limpeza dos dentes?

Como o próprio nome sugere, a limpeza dentária consiste na higienização dos dentes. Também chamada de manutenção profilática, ela visa promover a saúde bucal e o foco não está na estética, embora o procedimento resulte na melhora da aparência oral.

Ela tem um custo acessível e é realizada a partir de substâncias pouco agressivas. A limpeza age na prevenção de cáries, combate o tártaro e elimina manchas externas, provenientes do tabagismo, ingestão de vinho, chimarrão, café e outros alimentos ricos em corantes.

Esse procedimento é feito com jatos de bicarbonato de sódio, capazes de limpar a placa bacteriana. Podem ser utilizadas, também, as técnicas manuais de raspagem para a remoção de tártaro, bem como aparelho de ultração e escovação profissional para acabar com as manchas na superfície.

A limpeza oferece algum grau de branqueamento, já que o próprio processo de higienização reduz o amarelamento. Contudo, os resultados costumam variar de paciente para paciente (idade, hábitos, fatores genéticos), além das técnicas utilizadas e gravidade das manchas.

O que é, como funciona e quais são os resultados  do clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento mais agressivo. Ele promove uma reação química através de substâncias, como peróxidos de hidrogênio e de carbamida. Tal reação é responsável por quebrar as manchas mais profundas, transformando-as em moléculas mais claras e menores que, posteriormente, serão removidas.

Esse tratamento odontológico costuma oferecer resultados muito satisfatórios, desde que seja realizado por profissionais devidamente qualificados. O grau de clareamento é elevado, pois as substâncias agem no colágeno dentário, alterando-o e rejuvenescendo-o. Sim! O amarelamento é um  reflexo do envelhecimento dentário.

Vale ressaltar que o clareamento pode ser feito com moldeiras, em casa, conforme as orientações do especialista ou pode ser realizado no consultório odontológico. A duração do tratamento depende de cada caso e depende da técnica escolhida. Os resultados não são permanentes! É preciso fazer a manutenção a cada dois anos, com sessões mais curtas e em menor quantidade do que a primeira vez.

Quer saber mais sobre limpeza e clareamento? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe