endodontia

Endodontia: você sabe o que este termo significa?

endodontiaVocê já ouviu falar em endodontia? O termo se refere a um ramo da Odontologia que tem por intuito efetuar o tratamento das doenças e das possíveis lesões da raiz e da polpa dentária.

Se detalharmos a palavra, veremos que o prefixo “endo” se refere a “dentro” e “dontia” é uma referência a “dente”. Sendo assim, a endodontia é a especialidade que visa tratar de lesões e patologias localizadas nas regiões internas da estrutura dentária. Os profissionais habilitados nesta área, denominados endodontistas, são os que realizam o tão popular “tratamento de canal”.

Endodontia: entenda a importância do procedimento

O tratamento de canal é uma possibilidade na presença de cáries muito profundas, bem como quando o dente é submetido a algum trauma de grande gravidade. Vale destacar que, a depender da intensidade do trauma, é possível a ocorrência de inflamação irreversível na polpa dentária, ou seja, em seu nervo. Por isso, em tais circunstâncias, esse tratamento é de grande importância.

Dentre os sintomas de um possível problema na região interna do dente, destaca-se, com frequência, uma maior sensibilidade ao frio ou ao calor. Dores repentinas e desconforto durante o ato da mastigação também são relatos comuns. Com a continuidade das agressões, sejam elas causadas por cárie ou não, o incômodo poderá cessar temporariamente. Entretanto, isso não significa cura, mas sim, que o nervo possa ter “morrido”. A partir daí, inicia-se a formação de uma lesão no ápice da raiz dentária. Tal lesão pode desencadear abscessos ou se manter silenciosa por muito tempo. Quando silenciosa, acaba culminando, geralmente, com grande destruição óssea local, além de poder afetar outros dentes.

Nesse contexto, além de sanar esses sintomas, o tratamento de canal assegura uma maior longevidade dos dentes. É possível concluir o tratamento endodôntico em uma ou mais sessões no consultório. A não realização desse tratamento pode acarretar em dor excessiva, inchaço, febre e, posteriormente, extração do dente. Além disso, bactérias oportunistas oriundas do interior do dente podem migrar para outros órgãos e, consequentemente, desencadear seríssimos transtornos de natureza sistêmica.

É válido salientar também que um dente devidamente restaurado tem condições de durar por toda a vida. Isso é especialmente válido se forem tomados os cuidados adequados. Por esse motivo, é fundamental manter consultas periódicas ao dentista!

Como funciona o tratamento endodôntico?

O tratamento de canal é realizado por meio da retirada do tecido mole (polpa dentária) que está localizado nas camadas mais internas do dente. A partir do momento que esse tecido mole é devidamente retirado, é colocado em seu lugar um material obturador.

Quando o tratamento endodôntico chega ao seu processo final, a restauração definitiva pode ser concluída. Dessa forma, é possível trazer de volta a aparência normal do dente.

Todas as técnicas e os ótimos resultados alcançados fazem da endodontia uma especialidade de grande importância. É ela que garante a saúde interna dos dentes, evitando assim dores e desconforto. Apesar de não estar diretamente relacionada a parte estética, funciona como alicerce para as demais especialidades.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, de tal forma que ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!