Dor de dente

5 Causas Comuns De Dor Nos Dentes

Você já sentiu aquela incômoda dor nos dentes? Só de falar já sente arrepios? Na maioria das vezes, surge em função dos maus hábitos de higiene bucal. Porém, há casos em que, mesmo tomando esses cuidados, esse desconforto se manifesta.

Neste sentido, é fundamental conhecer as principais causas dessa dor. Quer saber mais sobre elas? Então, continue a leitura deste post. Nele, listamos as condições mais comumente associadas à dor nos dentes.

1) Cáries

As cáries são o principal fator relacionado à dor nos dentes. Geralmente, isso é resultado de uma má higiene bucal e pelo alto consumo de açúcar industrializado, que se acumula nos dentes e permite a reprodução de bactérias que vivem na boca.

Esses microrganismos são responsáveis por liberar ácidos que desmineralizam o esmalte dentário, provocando a formação de buracos na superfície dos dentes. Quando se tornam muito fundos, alcançam a polpa do dente (dentina), estimulando os nervos e causando dor.

Assim, a melhor forma de prevenir o surgimento das cáries é impedindo que haja a formação dessas placas bacterianas. Para isso, deve-se manter uma boa limpeza dos dentes e evitar o excesso de alimentos e bebidas açucaradas.

2) Nascimento dos Sisos

Os sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a nascer. Porém, com a evolução humana e a mudança de hábitos ao longo dos anos, esses dentes têm cada vez mais perdido a sua função. 

Dessa forma, o que costuma ocorrer é que a boca não está mais preparada para receber os sisos. Com isso, quando nascem, acabam forçando a arcada dentária, causando dor. Nesses casos, o mais importante é buscar o quanto antes a avaliação de um dentista.

3) Periodontite

A periodontite ocorre quando uma inflamação atinge as estruturas que fornecem sustentação aos dentes, como o osso alveolar, danificando-o, criando aberturas entre os dentes e a estrutura óssea, que podem inflamar e contaminar a polpa do dente.

Quando isso ocorre, pode atingir os nervos de forma direta, causando uma dor aguda e levando a perda de dentes. Quando a inflamação das bolsas não é tratada, a raiz dos dentes pode formar alguns depósitos de acúmulo de pus (abcessos dentários), provocando um desconforto ainda maior.

4) Bruxismo

O bruxismo é uma doença que pode ocasionar o desgaste dos dentes e se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes. Em alguns casos, provoca uma pressão excessiva, podendo causar problemas até nas articulações.

Aumento da sensibilidade dos dentes, dores na lateral do rosto e fortes dores de cabeça são alguns dos sintomas do bruxismo. Para evitar que ocasione a quebra do dente, o dentista pode recomendar o uso de uma placa de acrílico ou de silicone durante o sono.

5) Sinusite

A dor nos dentes também pode ter relação com problemas que ocorrem em outras partes do corpo, como, por exemplo, a sinusite. Isso ocorre porque essas inflamações acometem uma região muito próxima aos dentes, podendo refletir nos seus nervos.

Dessa forma, essa sensação incômoda localizada na arcada dentária superior é um sintoma comum de sinusite. Quando isso ocorre, as dores são parecidas com a pressão provocada por uma gripe ou resfriado. 

Uma outra forma de verificar se há relação da dor com a inflamação é observar se a sensação de incômodo se limita a apenas um dente. A sinusite faz com que vários pontos na arcada dentária fiquem sensíveis.

Então, com a leitura deste post, você conheceu algumas das causas mais comuns de dor nos dentes. Assim, ao primeiro sinal de desconforto na região, procure um dentista para que ele avalie e identifique a causa do problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe