Dor de dente

Dor de dente: o que fazer para amenizá-la enquanto não vou ao dentista

Dor de dente é um incômodo causado pelo estímulo das terminações nervosas dos dentes. A dor pode significar alguma condição bucal mais leve ou mais séria, como alguma lesão ou traumas. Antes de utilizar estratégias para aliviar a dor, é importante primeiramente identificar qual dente está provocando a dor e se há pus ou algum abcesso na região. Dependendo do caso, um dentista deve ser procurado imediatamente. As causas que provocam a dor são distintas e afetam os nervos de diferentes maneiras. As principais são incidência de cáries e lesões, pancadas na boca que quebram os dentes ou impactam sua estrutura, bem como nascimento do dente siso, sensibilidade, entre outras.

Alguns passos para aliviar a dor de dente

Alguns procedimentos podem ser adotados para amenizar a dor enquanto você não vai ao dentista. Entre os mais comuns, destacam-se os descritos em seguida.

Passar o fio dental e escovar os dentes

O uso do fio dental é importante, a fim de remover os restos de alimentos que se acumulam entre os dentes. Esses restos podem deixar a região inflamada e dolorida. Além disso, é fundamental escovar os dentes corretamente e com muito cuidado para não colocar muita força na região afetada.

Bochechar água com sal

O bochecho de água com sal pode auxiliar na limpeza da boca e no combate aos micro-organismos que estejam provocando a dor. Dessa forma, dilua uma colher de chá de sal em um copo de água, mexer e bochechar a mistura por 30 segundos a cada hora.

Bochechar com chá de macela e própolis

Além do bochecho com água com sal, bochechar com chá de macela alivia a dor, devido a suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Além disso, o própolis tem ação cicatrizante e antibacteriana. Assim, a combinação dos dois atua no alívio da dor e limpeza do local inflamado. Assim sendo, adicione cinco gotas de própolis para cada xícara de chá de macela. Para obter bons resultados, faça bochechos com essa mistura duas vezes ao dia.

Colocar gelo

A aplicação do gelo alivia a dor mais rapidamente. Entretanto, ele não deve ser aplicado diretamente sobre a pele ou gengiva para não queimar o tecido. Por isso, use uma bolsa de gel ou de gelo no rosto, próximo à região dolorida, sobre um pano limpo. Faça aplicações de 15 minutos e repita 3 vezes durante o dia, ou quando a dor estiver incomodando muito.

Usar medicamentos

O uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios também alivia a dor, mas é preciso ter cuidado com a automedicação e tomar os remédios somente com a indicação prévia do dentista. Seguindo esses passos será possível aliviar os sintomas da dor de dente. Contudo, é preciso entender que essas ações são pontuais e o dentista deve ser consultado para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!