Gengivite e periodontite são doenças periodontais bem conhecidas. Embora a gengivite seja mais “benigna e fácil de tratar”, a periodontite é mais grave porque, se não tratada, pode causar a queda dos dentes. Felizmente, podem ser evitadas com uma escovação cuidadosa após cada refeição e descalcificação dental regular anual ou mesmo a cada seis meses.
As doenças periodontais são causadas pelo acúmulo de bactérias no dente e sob a gengiva, formando a placa. Torna-se tártaro por mineralização em contato com a saliva. Mas essas bactérias produzem compostos que inflamam a gengiva ao redor do dente. Sangramento, escovação ou até mesmo algum fator espontâneo, assinam a gengivite.
Neste post, aprenderemos mais sobre o tema e conheceremos 5 sinais de alerta sobre a doença. Confira!
O que são doenças periodontais?
Tratam-se de doenças infecciosas, causadas pela presença de microrganismos na placa dentária entre a gengiva e o dente. Ainda, são frequentes (qualquer que seja a idade), na maioria das vezes, silenciosos e descobertos durante uma visita ao dentista.
As doenças periodontais podem causar a destruição do “periodonto”, que é composto de tecidos que suportam o dente: gengiva, cemento, ligamento e osso alveolar.
A gengivite pode ser definida como a forma mais leve da doença periodontal. Seus principais sintomas incluem a vermelhidão da região gengival e o sangramento fácil da área. Já no caso de periodontite, o tratamento consiste em descalcificação no consultório odontológico e rigorosa higiene bucal em casa.
Quais as causas dessas alterações?
As doenças periodontais estão relacionadas à metade dos indivíduos adultos, com uma incidência ainda maior em crianças e adolescentes. Trata-se da inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa dentária, um aglomerado de bactérias organizadas em um biofilme que adere firmemente a superfícies não orgânicas e ásperas em particular.
Preferencialmente, se desenvolvem em bocas em que a higiene bucal não é realizada diariamente, o que contribui para seu crescimento. Uma boca mal conservada é um habitat ideal para o desenvolvimento de bactérias.
Quais são os 5 sinais de alerta para doenças periodontais?
Vejamos agora ao que devemos ficar atentos!
1. Sangramento
O sangramento pode acontecer em diversas intensidades e é, sem dúvida, um dos sintomas mais comuns relacionados aos problemas gengivais. Pode acontecer durante a escovação ou uso do fio dental ou, até mesmo em situações normais, como ao morder um alimento duro.
2. Retração
Esse problema acontece quando a quantidade de gengiva diminui. Muitas vezes, ela se retrai e passa a expor porções maiores do dente, dando a impressão de que eles cresceram. Esse é um grande sinal de infecção e pode, posteriormente, levar à perda do dente e/ou causar sensibilidade.
3. Mau hálito
Conhecido também como halitose, o mau hálito pode indicar diversos problemas bucais e até sistêmicos, como é o caso de doenças intestinais. No entanto, pode ser um sintoma de problema na gengiva, já que as bactérias causadoras dessas doenças produzem compostos que liberam o cheiro desagradável.
4. Inchaço
O inchaço é outro sintoma bastante comum de inflamação em qualquer área do corpo. Na gengiva, isso não é diferente. Quando ela fica inchada ou fofa, pode ser um indicador de problemas, já que a região deve ser firme e bem aderida aos dentes.
5. Dentes amolecidos
Por fim, um dos sintomas mais assustadores é a presença de dentes amolecidos, causado pelo afastamento da gengiva dos dentes, graças ao crescimento da placa na região delimitadora. Isso faz com que o dente perca a sustentação e fique mole, o que pode causar a perda do dente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
periodontista e implantodontista em Barbacena!