gengivite

Doença periodontal: causas, sinais, sintomas e tratamento

doença periodontalVocê sabia que muitas pessoas possuem doença periodontal mas não sabem disso? Como o próprio nome indica, trata-se de uma doença que provoca a degeneração do periodonto. Tal estrutura é composta dos tecidos que se situam ao redor dos dentes, ou seja: gengiva, osso alveolar, ligamentos e cemento (este último corresponde a camada que reveste as raízes dos dentes quando, os mesmos, encontram-se inseridos em seus alvéolos dentários)

No início do processo, a doença periodontal manifesta-se na forma de gengivite, representando o seu primeiro estágio. É ocasionada basicamente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, mas influenciada também por outros fatores. Ambos se acumulam nas gengivas devido à má escovação e ao não uso diário do fio dental. Vale destacar que este problema, relativamente comum, costuma facilmente evoluir para a periodontite. Esta condição compreende o segundo e mais grave estágio, capaz de culminar com a perda do elemento dental afetado. Além disso, a doença periodontal não raramente desencadeia alterações sistêmicas graves, bem como pode vir a ser o primeiro sinal de muitas delas.

Como saber se estou com doença periodontal?

Os sinais da doença periodontal são facilmente identificáveis, mas a confirmação deve vir do dentista! É importante, no entanto, que todos saibam suspeitar quando a saúde bucal não vai bem.

Nesse sentido, as suas principais evidências, embora nem sempre estejam todas ao mesmo tempo presentes, seriam:

• Gengiva retraída, causando o efeito de dentes mais longos, muitas vezes com a raiz exposta;
  • Sangramento ao passar o fio dental ou mesmo ao escovar;
  • Vermelhidão ou inchaço na região;
  • Dentes com mobilidade;
  • Mau hálito e/ou gosto desagradável constante na boca;
  • Pus no entorno das gengivas;
  • Excesso de sensibilidade nos dentes.

Se você notar algum desses sintomas, marque uma consulta com o dentista assim que possível. Limpeza bucal especializada deve ser feita de forma periódica, com a finalidade de se remover a placa bacteriana e evitar a progressão do transtorno. Cuidados cotidianos com a saúde bucal (escovação adequada e uso de fio dental) também são indispensáveis!

Como funciona o tratamento?

Como mencionamos acima, a doença periodontal pode ser tratada através de limpeza ou profilaxia realizada por profissional capacitado. Na maioria das vezes, quando ainda está em um primeiro estágio, uma raspagem simples normalmente já oferece resultados surpreendentes. No entanto, em estágios mais avançados, cirurgia a retalho pode se fazer necessário. O objetivo seria alcançar áreas mais profundas para realmente debelar o problema.

Por outro lado também, quando chega a afetar os ossos e as fibras que mantêm os dentes firmes, o tratamento da enfermidade poderá exigir uma série de outras medidas, ademais da mera limpeza. Em suma, é possível que se indique procedimentos mais complexos, tais como: contenção periodontal, ajuste oclusal, placa miorrelaxante, laserterapia, entre outros.

Portanto, cuide-se. Doenças bucais e gengivais não tratadas corretamente aumentam o risco de AVC e inúmeras outras doenças fatais! Visitar o dentista a cada três meses para avaliação da saúde bucal e realizar a limpeza profissional a cada seis meses, por mais incrível que pareça, pode inclusive salvar sua vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, de tal forma que ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!