diabetes

Relação entre diabetes e doenças periodontais

Existe uma estreita relação entre diabetes e doença periodontal. O diabetes aumenta o risco de lesões periodontais e vários mecanismos e a doença periodontal aumenta o risco de pré-diabetes. Tendo em vista essa relação bilateral, a prevenção da doença periodontal é de grande importância em pacientes diabéticos, portanto, uma avaliação regular, realizada por um profissional da área, é recomendada. Neste post, saberemos mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que são doenças periodontais?

Conhecida também como doença da gengiva, é causada quando bactérias em placa (um filme pegajoso e incolor que se forma na boca) se acumulam entre as gengivas e os dentes. Quando elas começam a crescer, as gengivas ao redor do dente podem ficar inflamadas. Se não tratada, a inflamação pode causar a deterioração das gengivas e da estrutura óssea de suporte. Isso pode levar à recessão gengival ou, até mesmo, à perda de dentes. Ainda, uma pesquisa mostrou que a doença da gengiva pode estar associada a outras, como diabetes e doenças cardíacas.

Quais as causas?

A causa mais comum no desenvolvimento da periodontite é a negligência com relação à higiene bucal, fator primordial para uma boca e dentes saudáveis. A não escovação entre as refeições, o fato de não usar fio dental e um bom enxaguante bucal, além da falta de visitas periódicas ao dentista são sem dúvida as principais causas para o desenvolvimento de doenças deste tipo.

A periodontite causa sintomas visíveis, como:
  • sangramento recorrente da gengiva durante a escovação e ao passar o fio dental;
  • gengiva dolorida;
  • mau hálito;
  • dente amolecido;
  • pus ao redor dos dentes.

Afinal, qual a relação entre diabetes e doenças periodontais?

Pacientes diabéticos são mais propensos a desenvolver doença periodontal, provavelmente porque são mais suscetíveis a contrair infecções. De fato, a doença periodontal é frequentemente considerada uma complicação do diabetes. As pessoas que não têm diabetes sob controle estão especialmente em risco. Pesquisas sugerem que a relação entre diabetes e doença periodontal ocorre nos dois sentidos — a doença periodontal pode tornar mais difícil para as pessoas que têm diabetes controlar o açúcar no sangue.

Existe tratamento?

Felizmente, a doença periodontal pode ser evitada. Citaremos algumas dicas que, adicionadas à rotina diária, contribuirão para prevenção e preservação da saúde bucal:
  • escove seus dentes sempre após as refeições — essa prática ajuda a remover restos de comida e placas presas entre os dentes e as gengivas. Ainda, não se esqueça de incluir a limpeza da língua, pois as bactérias gostam de se esconder;
  • Faça uso do fio dental pelo menos uma vez por dia para remover as partículas de alimentos e a placa bacteriana entre os dentes e ao longo da linha da gengiva, o que sua escova não consegue alcançar;
  • realize bochechos, usando um enxaguatório bucal que ajuda a reduzir a placa bacteriana e remove as partículas remanescentes de alimentos que a escovação e o uso do fio dental não atingem.