dentes sensíveis

Dentes sensíveis? Saiba o que pode ser e como tratar

Lidar com dentes sensíveis é uma condição mais comum do que imaginamos. Na origem dessa sensibilidade podem estar diversos fatores, desde o desgaste do esmalte dentário até a presença de doenças, como o refluxo gastroesofágico.

Você conhece as causas dessa hipersensibilidade? Conhece as possibilidades de tratamento? Então, se tem interesse no tema, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto.

O que são os dentes sensíveis?

Trata-se de um problema comum e bastante incômodo que pode surgir em momentos específicos ou estar presente permanentemente. Geralmente, o desconforto é sentido após a ingestão de alimentos quentes ou frios.

Ademais, a sensibilidade dentária ocorre quando há um recuo da gengiva, expondo uma camada do dente que fica por baixo do esmalte chamada de dentina. Essa estrutura possui túbulos dentários que contêm líquido no seu interior.

Assim, a exposição desses túbulos faz com que o líquido se movimente e seja afetado pelo calor, pelo frio, pela acidez ou até pelo excesso de açúcar, provocando a sensibilidade e dor nos nervos do dente.

Quais são as causas?

Existem diferentes causas para os dentes sensíveis ou hipersensibilidade dentária, nome técnico da condição. Geralmente, a origem do problema está na erosão dentária, que provoca o desgaste do esmalte dos dentes.

Outros fatores que contribuem para esse excesso de sensibilidade são o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas, escovação forte e abrasiva dos dentes, bulimia e a doença do refluxo gastroesofágico.

Outrossim, as cáries, doenças periodontais, fraturas nos dentes, a retração gengival ou o desgaste das restaurações também podem fazer com que os dentes fiquem temporariamente mais sensíveis do que o normal.

Como tratar os dentes sensíveis?

Para reduzir ou eliminar o desconforto provocado por essa hipersensibilidade, existem formas eficientes de tratamentos odontológicos. O primeiro passo é identificar a condição que está deixando os dentes mais sensíveis para, em seguida, tratá-la.

De toda a forma, algumas medidas podem ser adotadas para devolver a qualidade de vida e aliviar o incômodo. A seguir, listamos as práticas mais eficazes:

• uso de cremes dentais que combatam a hipersensibilidade: são produtos que têm a função de preencher os poros expostos do esmalte, formando uma camada de proteção;
  • utilizar escovas para dentes sensíveis: é possível encontrar escovas específicas para quem sofre com essa sensibilidade acentuada. Além de provocar menos atrito no esmalte, elas tornam a escovação mais confortável;
  • evite o consumo de produtos ácidos: para evitar o incômodo e as dores, reduza o consumo de bebidas e alimentos ácidos que contribuem com a erosão dentária.

Ademais, você também precisa consultar-se com um odontologista para que ele faça o diagnóstico correto da sua condição. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de tratamentos que envolvam uma coroa, incrustação, colagem dentária ou até uma cirurgia de enxerto gengival.

Assim, se você sofre com os dentes sensíveis há algum tempo ou está percebendo essa hipersensibilidade nos últimos dias, procure o seu dentista e peça para que ele avalie a sua condição.