Dentes Saudáveis

Dentes Saudáveis: 5 Cuidados Para se Manter

Cáries, mau hálito e dentes amarelados são alguns exemplos de problemas que afetam a boca, mas que poderiam ser evitados pela adoção de alguns cuidados básicos. Caso contrário, dificilmente você irá manter os dentes saudáveis.

Neste texto, listamos algumas das ações mais eficazes no combate às doenças bucais. Então, se você tem interesse no assunto e quer se ver livre desses problemas, recomendamos a leitura deste post.

1) Faça a escovação correta dos dentes

Apesar de parecer algo simples e que você está cansado de fazer, a escovação dental envolve uma série de outras etapas. O primeiro cuidado passa pela escolha da escova, que deve ter pontas arredondadas para não ferir a gengiva, cerdas de nylon macias, superfície da parte ativa plana e cabeça pequena.

Outra etapa de extrema importância é a forma de realizar a escovação. O correto é iniciar pelos últimos dentes de cima, seguindo até o lado esquerdo e fazendo o movimento de “varrer”. Depois, escove a superfície externa dos dentes, iniciando pelo esquerdo e terminando no direito.

Além disso, lembre-se de escovar atrás dos últimos dentes e passar a escova na superfície de cima deles. Você também deve escovar a língua. A escovação deve ser feita, pelo menos, três vezes ao dia, sempre após as refeições. Após 3 meses de uso não deixe de trocar a escova.

2) Use fio dental

Ainda falando sobre a limpeza da boca, o fio dental é um recurso imprescindível para a higienização plena dos dentes. Por isso, deve ser usado diariamente, principalmente antes da última escovação noturna.

Você deve passar o fio dental entre todos os dentes superiores e inferiores. Dê atenção especial aos últimos dentes, pois costumam ser mais atacados pelas cáries. Neste sentido, incorpore o uso desse recurso à sua higienização bucal diária.

3) Priorize os alimentos bons para os dentes

Café, balas açucaradas, refrigerantes e alimentos ácidos são exemplos de alimentos que prejudicam a saúde dos dentes. Por isso, precisam ter o seu consumo evitado ou, se possível, retirados da sua alimentação.

Da mesma forma, priorize os alimentos bons para os dentes, que não deixam a boca mais vulnerável à colonização de bactérias. Entre os mais favoráveis estão a maçã e a cenoura. Então, inclua-os na sua alimentação.

4) Cuide da saúde bucal dos seus filhos

Os cuidados com a saúde bucal devem ser iniciados ainda na infância. O fio dental pode ser utilizado a partir dos 4 anos e as pastas de dente com flúor a partir dos 2 anos. Além disso, cultive o hábito de fazer visitas regulares ao dentista.

Com isso, as crianças crescem entendendo a importância da escovação de seus dentes e aprendem que é uma medida crucial para evitar maus hálitos, cáries e outras doenças. Por isso, dê o exemplo.

5) Consulte o dentista regularmente

Além de tomar todos os cuidados já mencionados, você precisa criar o hábito de visitar o dentista com regularidade. Assim, ele fará um exame bucal completo sempre que surgir uma alteração na cavidade oral.

Mesmo que não haja nenhuma queixa ou não perceba nenhuma alteração, faça consultas regulares ao dentista, a cada 6 meses. Essa medida ajuda a prevenir problemas e identificá-los precocemente.

Enfim, se a saúde dos seus dentes e da sua boca é importante para você, cuide deles. Para isso, siga nossas dicas e converse com seu dentista sobre outros cuidados que possam ser necessários para ter uma boca saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe