4 causas para os dentes escuros

Diversos fatores podem influenciar diretamente a saúde bucal. O desequilíbrio bucal pode ocasionar dentes escuros que são causados por uma série de alterações biológicas. Nesse sentido, a preocupação deve ser muito além da estética e inspira alguns cuidados. O escurecimento dos dentes pode ser classificado como extrínseco e intrínseco. Assim, as alterações na parte de fora do dente (extrínsecas) podem ser causadas pelo consumo de chá, café, uso de cigarro ou acúmulo de placa bacteriana, por exemplo. O escurecimento no interior dos dentes (intrínseco) pode ser provocado pelo uso de medicamentos, fluorose dental ou traumas. Assim sendo, elaboramos uma lista com as principais causas que podem deixar os dentes mais escuros.

1 – Consumo de alimentos e tabaco

O consumo de alguns alimentos pode gerar escurecimento dos dentes. O uso contínuo de determinada substância, contida nesses alimentos, sem a devida higienização após o consumo, é a causa. Dessa forma, ocorre alteração na cor dos dentes com o tempo, devido ao depósito de pigmentos que compõe, certos alimentos, como:
  • café;
  • chás;
  • refrigerantes;
  • bebidas com corantes, como sucos artificiais;
  • vinhos; entre outros.
Nesses casos, é comum o escurecimento dos dentes de forma homogênea. Além disso, o hábito de fumar cigarro também contribui para essa mudança. A nicotina é a grande responsável pela coloração do dente. Os fumantes têm o hábito de fumar e tomar um cafezinho. Geralmente, não escovam os dentes após essa atividade. Nesse caso, o escurecimento dos dentes é mais rápido que o simples consumo de refrigerante, por exemplo. Além disso, esse hábito provoca ainda o acúmulo de placa bacteriana, tártaro e gengivite.

2 – Lesão pulpar

Os dentes escuros podem ser causados também por um trauma direto no dente. Esse trauma pode ser ocasionado por uma queda, um acidente de trânsito ou um impacto na prática de esportes, por exemplo. Com o trauma é comum que o dente sangre em seu interior. O sangue, então, ocupa os túmulos dentinários. Essa alteração geralmente ocorre em um ou dois dentes que foram impactados pelo trauma.

3 – Manchas por amálgama

O antigo uso de amálgama, utilizada nas restaurações, provoca a pigmentação dos dentes. Com o passar do tempo, a amálgama deixa os dentes mais escuros e manchados, mesmo após sua remoção e substituição.

4 – Fator idade

O escurecimento dos dentes ao longo do tempo é um processo biológico e natural. Um dos motivos é a constante alteração fisiológica e patológica sofrida com o passar dos anos e o envelhecimento natural das células e tecidos. Essas são algumas causas para o escurecimento dos dentes. Outras situações, no entanto, também podem provocar o problema, como cárie, tártaro, uso de medicamentos, tratamento de canal e infecção na polpa do dente, ou pulpite. Alguns cuidados, entretanto, podem reduzir as chances de ter os dentes escuros e manter a saúde bucal. Visitas regulares ao dentista e uma boa higienização são as principais delas. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!
Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe