dentes amolecidos

Dentes amolecidos: conheça as principais causas

Dentes moles, é uma condição física debilitada relacionada a saúde dos ossos responsáveis pela fixação dos dentes.

Com o passar do tempo, é comum muitas pessoas deixarem de lado a higiene bucal deixando a saúde bucal mais vulnerável a inflamações, infecções e alterações físicas.

Por isso reforçamos a importância da visita regular ao dentista, garantido a saúde dos dentes e da boca.

Por que os dentes amolecem

Uma estrutura óssea saudável, permite uma maior fixação dos dentes. Porém, algumas pessoas podem sofrer efeitos degenerativos mais acelerados em relação a outras pessoas.

Os dentes amolecem por causa dos efeitos negativos da periodontite, uma patologia recorrente a saúde bucal.

A boa notícia, é que existem vários tipos de tratamentos e intervenções que podem devolver a saúde dos dentes e sua autoestima.

O que é periodontite

Periodontite é uma doença onde encontra-se em estado mais avançado e prejudicial em relação a gengivite.

Por meio de uma série de inflamações a gengivite progride para a periodontite elevando o nível de déficit de nutrientes na estrutura óssea.

Dessa forma os dentes perdem minerais, e em conjunto com problemas gengivais, os dentes começam a ficar mais suscetíveis a pressões causadas pelo atrito de várias atividades bucais.

Sintomas da periodontite

Pelo fato do quadro clínico estar mais avançado, a inflamação torna-se crônica gerando alterações na estrutura acometendo os tecidos moles.

Por isso, fique atento sintomas como sangramentos na gengiva e inflamação recorrente. Em casos mais avançados, a periodontite leva a extração do dente.

Tratamento da periodontite

O tratamento periodontal é eficaz e melhora a saúde do paciente. Embora, diversas ações e hábitos precisam ser implantados na rotina para garantir um tratamento bem sucedido.

A escovação dos dentes é fundamental, como também o uso do fio dental, no mínimo duas vezes ao dia.

Se você sofre de problemas estomacais, é necessário a visita a um gastroenterologista, pois o ácido que volta do estômago para boca acelera a degeneração da proteção dos dentes.

Como prevenir os dentes moles

Uma vez que a pessoa presencia em os dentes moles, é muito importante manter uma higiene bucal orientada por um especialista e trabalhar fortemente no combate à cáries e doenças inflamatórias na gengivas.

A recomendação básica é essencial e faz parte da rotina das pessoas, que é uma escovação eficiente dos dentes sempre após as refeições.

O uso do fio dental, também é indispensável no mínimo duas vezes ao dia, com o objetivo de frear completamente a progressão das placas dentárias.

E por último, visitar o dentista para um acompanhamento mais detalhado e com limpezas e ajustes regulares, sendo assim mantendo uma ótima saúde bucal.

Lembre-se que, a saúde oral refere-se a boca e isso inclui, não apenas dentes higienizados, mas também inclui gengivas saudáveis, tecidos que suportam os dentes, revestimento mucoso da boca, garganta, língua, lábios, músculos mastigatórios e glândulas salivares.

O propósito do periodontista é garantir um tratamento adequado, deixando o paciente livre de condições crônicas de dor orofacial ou doenças mais graves como câncer na boca e faringe, defeitos congênitos como fissura labial e outros distúrbios que afetam os aspectos bucais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe