Dentes moles, é uma condição física debilitada relacionada a saúde dos ossos responsáveis pela fixação dos dentes.
Com o passar do tempo, é comum muitas pessoas deixarem de lado a higiene bucal deixando a saúde bucal mais vulnerável a inflamações, infecções e alterações físicas.
Por isso reforçamos a importância da visita regular ao dentista, garantido a saúde dos dentes e da boca.
Por que os dentes amolecem
Uma estrutura óssea saudável, permite uma maior fixação dos dentes. Porém, algumas pessoas podem sofrer efeitos degenerativos mais acelerados em relação a outras pessoas.
Os dentes amolecem por causa dos efeitos negativos da periodontite, uma patologia recorrente a saúde bucal.
A boa notícia, é que existem vários tipos de tratamentos e intervenções que podem devolver a saúde dos dentes e sua autoestima.
O que é periodontite
Periodontite é uma doença onde encontra-se em estado mais avançado e prejudicial em relação a gengivite.
Por meio de uma série de inflamações a gengivite progride para a periodontite elevando o nível de déficit de nutrientes na estrutura óssea.
Dessa forma os dentes perdem minerais, e em conjunto com problemas gengivais, os dentes começam a ficar mais suscetíveis a pressões causadas pelo atrito de várias atividades bucais.
Sintomas da periodontite
Pelo fato do quadro clínico estar mais avançado, a inflamação torna-se crônica gerando alterações na estrutura acometendo os tecidos moles.
Por isso, fique atento sintomas como sangramentos na gengiva e inflamação recorrente. Em casos mais avançados, a periodontite leva a extração do dente.
Tratamento da periodontite
O tratamento periodontal é eficaz e melhora a saúde do paciente. Embora, diversas ações e hábitos precisam ser implantados na rotina para garantir um tratamento bem sucedido.
A escovação dos dentes é fundamental, como também o uso do fio dental, no mínimo duas vezes ao dia.
Se você sofre de problemas estomacais, é necessário a visita a um gastroenterologista, pois o ácido que volta do estômago para boca acelera a degeneração da proteção dos dentes.
Como prevenir os dentes moles
Uma vez que a pessoa presencia em os dentes moles, é muito importante manter uma higiene bucal orientada por um especialista e trabalhar fortemente no combate à cáries e doenças inflamatórias na gengivas.
A recomendação básica é essencial e faz parte da rotina das pessoas, que é uma escovação eficiente dos dentes sempre após as refeições.
O uso do fio dental, também é indispensável no mínimo duas vezes ao dia, com o objetivo de frear completamente a progressão das placas dentárias.
E por último, visitar o dentista para um acompanhamento mais detalhado e com limpezas e ajustes regulares, sendo assim mantendo uma ótima saúde bucal.
Lembre-se que, a saúde oral refere-se a boca e isso inclui, não apenas dentes higienizados, mas também inclui gengivas saudáveis, tecidos que suportam os dentes, revestimento mucoso da boca, garganta, língua, lábios, músculos mastigatórios e glândulas salivares.
O propósito do periodontista é garantir um tratamento adequado, deixando o paciente livre de condições crônicas de dor orofacial ou doenças mais graves como câncer na boca e faringe, defeitos congênitos como fissura labial e outros distúrbios que afetam os aspectos bucais.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!