Dentes amolecidos

Dentes amolecidos: como tratar?

Dentes moles, é o resultado da estrutura óssea danificada por diversos distúrbios no tecido ósseo, acometidos ao longo do tempo.

Geralmente, os distúrbios que prejudicam a saúde bucal e consequentemente ao amolecimento dos dentes, estão relacionadas ao estilo de vida, ambiente e genética.

A boa notícia, é que existem tratamentos seguros e eficazes na recuperação da estrutura óssea, responsável pela fixação dos dentes.

E neste artigo, você vai ver algumas das formas de tratamento indispensáveis para recuperação da saúde bucal.

Restauração do esmalte dentário

O esmalte é uma camada fina que está sobreposta ao dente, e tem um objetivo muito importante na saúde dentária, que é a proteção do dente.

Muitas vezes, alimentos como café, chá, refrigerantes, vinhos e cigarros mancham o esmalte dos dentes, porém não são fatores prejudiciais a saúde, e sim estéticos.

Porém, esses fatores quando frequentes, estimulam a erosão dentária devido ao desgaste do esmalte.

Esse processo resulta em sintomas e sinais como sensibilidade a certos alimentos ou reações a temperaturas quentes ou frias.

Por isso, visitas regulares ao dentista ajuda a manter a saúde do esmalte dentário, contribuindo no tratamento dos dentes amolecidos.

Se você tem problemas gástricos intestinais ou doença de refluxo, precisa ficar atento pois o ácido do estômago que retorna a boca é extremamente prejudicial ao esmalte dos dentes.

Remoção de placas dentárias

As placas dentárias são semelhantes uma película fina e transparente sobrepostos nos dentes. Sua estrutura é formada por resquícios alimentares, bactérias e saliva.

A remoção dessas placas são fundamentais para prevenir ou tratar a periodontite e as doenças gengivais.

Se uma pessoa possui os dentes moles, provável que tenha um quadro de periodontite, que é uma evolução da gengivite, na qual são causadas pelo excesso de placas dentárias.

Nisso vem a importância da remoção das placas dentárias para devolver a saúde das gengivas na qual contribuem para fixação e saúde dos dentes.

Remoção de cáries

A cárie dentária é uma manifestação resultante de uma bactéria na qual, o tratamento necessita de diagnóstico e cuidados adequados.

Sua remoção é importante no tratamento de dentes moles, para impedir que outros dentes permanentes tenham problemas de calcificação.

A desmineralização dos dentes e a destruição dos tecidos que promovem a fixação dos dentes no osso, são causadas pelas atividades bacterianas.

As cáries geralmente aparecem, em pessoas com estilo de vida não tão saudável, como o excesso do consumo de alimentos, com alto teor de açúcares, gorduras e pobres em nutrientes

Tratamento da periodontite

Qualquer doença ou condição bucal debilitada, afeta negativamente a qualidade de vida das pessoas ao longo da vida.

Uma manifestação oral, pode ser um sinal do início de alguma doença, na qual pode facilmente ser tratada quando no início.

A inflamação recorrente da gengiva somado as placas dentárias, de forma crônica, dão origem a periodontite.

As doenças bucais surgem durante a vida e afetam o equilíbrio na cavidade oral, tendo diversas manifestações sendo a mais comum a gengivite e a periodontite.

Um diagnóstico de exame oral completo, pode detectar diversos sinais de deficiência nutricional, como também várias doenças sistêmicas e metabólicas como diabetes.

Dentes amolecidos são apenas o efeito de uma manifestação da periodontite, na qual se não cuidar, pode levar a extração do dente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe