Dentes amarelados

Dentes Amarelados: Causas E Tratamentos

Os dentes amarelados são um dos principais responsáveis pela baixa autoestima, principalmente entre as mulheres. Esse desconforto é justificado pelo número cada vez maior de famosos e influenciadores exibindo dentes branquíssimos e sorrisos perfeitos.

Porém, se você sofre com essa situação, saiba que é possível melhorar a aparência dos seus dentes. Neste texto, você irá conhecer um pouco mais sobre as principais causas e tratamentos relacionados ao amarelamento dos dentes.

Por que os dentes ficam amarelados?

Existem diversas situações que podem levar ao amarelamento dos dentes, com destaque para a alimentação. Isso porque existem muitos alimentos que ocasionam esta situação e que, provavelmente, fazem parte da sua dieta.

Além disso, com o passar dos anos, os dentes também apresentam uma propensão natural ao escurecimento ou amarelamento, pois o esmalte dentário que reveste a coroa dos dentes sofre um desgaste natural, tornando-se mais translúcido. A seguir, conheça os principais agentes causadores dos dentes amarelos:

Propensão genética

A cor dos dentes é fornecida pela dentina, uma camada interna e porosa que reveste e protege a polpa. De modo geral, a dentina pode ser cinzenta, amarelo avermelhada, cinza avermelhada ou marrom avermelhada.

Essa coloração é herdada geneticamente. Ou seja, se os pais têm dentes amarelados ou acinzentados, é provável que os filhos também tenham tonalidades parecidas. Quanto mais o esmalte dentário ficar translúcido, mais perceptível será a coloração da dentina.

Desgaste dos dentes

A erosão dental é uma condição que ocorre naturalmente e está associada ao envelhecimento.  Porém, pode ter relação com outros fatores, tais como, uso de força excessiva na mastigação, bruxismo, exposição dos dentes aos ácidos e uso contínuo de escova com cerdas duras.

Tabagismo

O fumo é outro fator importante na causa dos dentes amarelados, comprometendo a estética do sorriso. As substâncias contidas na composição do tabaco e da fumaça tendem a se fixar no esmalte dentário, causando manchas superficiais.

Uso de medicações

Existem medicamentos que influenciam na coloração dos dentes que estão em formação, principalmente se o uso for contínuo. Assim, caso a mãe os tenha ingerido na gravidez ou se a criança tomá-los antes dos 8 anos, os dentes podem apresentar essa alteração de cor.

Alimentação

O consumo de café e chás em excesso é uma das principais causas de dentes amarelos. Além disso, sucos de uva, vinhos, refrigerantes ou qualquer bebida colorida artificialmente podem contribuir para esse escurecimento.

Má higienização bucal

A falta de cuidados com a saúde bucal é a principal causa dos dentes amarelos. Sem uma limpeza adequada, a placa bacteriana se forma e permanece, ocasionando o surgimento de tártaro, além de outras doenças. Com isso, altera-se a coloração dos dentes.

Como tratar?

O tratamento deste amarelamento se dá a partir da eliminação dos hábitos que causam o problema, como é o caso do uso do cigarro, da má higienização e do consumo de determinados alimentos.

Porém, para devolver o branco aos dentes, é preciso realizar algum procedimento. Um deles é a abrasão superficial, procedimento útil para retirar manchas em dentes afetados na estrutura dentária. A técnica consiste em aplicar uma substância abrasiva e fazer um polimento superficial.

Outra medida muito utilizada é o clareamento dental, técnica que envolve o uso de agentes clareadores à base de peróxido de hidrogênio capazes de quebrar as moléculas pigmentadas, deixando o sorriso mais clássico.

Existem também as lentes de contato, que é a aplicação de uma capa de porcelana na superfície externa do dente, as facetas dentais, que envolve a colocação de pequenas peças para melhorar o revestimento dos dentes, e o uso de resinas para corrigir o esmalte dentário.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu tudo sobre as causas dos dentes amarelados e também as principais formas de tratamento. Portanto, caso queira devolver o branco aos seus dentes, converse com seu dentista.