Dentes amarelados

Dentes amarelados: causas e tratamentos

Uma característica que pode causar muito incômodo e afetar a autoestima das pessoas são os dentes amarelados. Em algumas situações, a pessoa até pode evitar sorrir com receio de passar por algum constrangimento social.

Mas, o que está por trás dos dentes amarelados? É possível tratar o problema? É sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos. Acompanhe!

Principais causas

Normalmente, há sempre mais de um fator relacionado ao amarelamento dos dentes. Dentre os mais recorrentes, temos:

  • dieta: alguns tipos de alimentos, como o vinho, estão entre as principais causas de dentes amarelados. O café e o refrigerante também entram na lista. O problema é que eles são alimentos ricos em taninos, e essa substância pode penetrar no esmalte causando a descoloração a longo prazo.
  • má higiene: a falta de rigor e disciplina para cuidar da saúde bucal também provoca o problema. Além de desenvolver o hábito, é preciso cuidar para escolher a melhor escova e um creme dental de qualidade.
  • doenças: tanto as condições clínicas quanto o uso de determinados tipos de medicamentos podem fazer com que a coloração dos dentes mude. Pacientes que passam por tratamentos de quimioterapia no pescoço ou cabeça estão mais vulneráveis a apresentar dentes manchados ou amarelados. Entre os medicamentos, aqueles destinados para hipertensão e asma estão entre as causas.
  • tabagismo: fumar é um grande problema para os dentes, pois as substâncias contidas no cigarro ficam impregnadas no esmalte, levando ao surgimento de manchas e causando o amarelamento. Parar de fumar, sem dúvidas, é a melhor escolha aqui, uma vez que o cigarro causa danos em todo o corpo.

Tratamentos para dentes amarelados

Em termos de tratamento, há uma variedade de alternativas muito funcionais atualmente. As opções variam do tratamento realizado em consultório, passando por cremes dentais especiais até soluções caseiras.

Tratamento profissional: a melhor forma de lidar com os dentes amarelados é procurando o dentista, para que ele possa definir a melhor técnica. Por exemplo, ele pode optar por usar um agente clareador que age diretamente nos dentes, lasers e limpeza profunda.

De acordo com a situação do paciente, pode ser preciso mais de uma sessão de tratamento. Entretanto, a maioria dura entre 30 minutos e uma hora, não exigindo que a pessoa perca boa parte de seu dia.

Tratamentos caseiros: os tratamentos caseiros merecem um cuidado especial. É preciso lembrar que muitas soluções amplamente difundidas (por quem não é especialista), além de não resolver o problema, ainda pode causar irritações na boca ou prejudicar a estrutura dos dentes.

Caso a pessoa queira fazer um tratamento em casa, primeiro ela deve conversar com seu dentista. Essa é uma maneira de garantir que o produto usado é o mais adequado e que nada trará riscos aos dentes com o passar do tempo.

Os dentes amarelados pode ser resultado de hábitos adotados ao longo da vida, assim como do próprio envelhecimento do organismo. O fato é que a melhor maneira de prevenir e cuidar dos dentes é ter uma rotina diária de higienização e manter as visitas ao dentista em dia. Com isso, aquele sorriso bonito vai estar garantido!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe