Dentes amarelados

Dentes amarelados: 7 cuidados para evitar o problema

Ter dentes amarelados é um problema para muitas pessoas. Afinal, com a estética bucal prejudicada, até a autoestima pode ser abalada. Existem situações naturais do próprio organismo que fazem com que os dentes percam o seu “branco” com o passar do tempo. Por outro lado, isso não significa que nada pode ser feito para retardar ou prevenir esse processo.

Dentes amarelados: saiba como evitar

A seguir, vamos conhecer alguns hábitos simples, mas muito importantes para prevenir os dentes amarelados. Confira!

1. A boa higiene bucal

Sem dúvidas, a falta de higiene bucal está entre as principais causas de dentes amarelados. Se não houver um cuidado rigoroso, com o passar do tempo, a placa bacteriana que se acumula nos dentes prejudica o esmalte dentário, deixando sua parte interna (mais amarelada) visível.

2. Cuidado com alguns alimentos

Existem alimentos que podem interferir na coloração original dos dentes, pois contam com muitos açúcares e corantes. Dentre aqueles que são mais conhecidos, temos os refrigerantes, chás, café e vinho tinto. Vale a pena consumir com cuidado sempre observando a higiene.

3. Pastas clareadoras

Muitas pessoas recorrem as pastas clareadoras tentando resolver a situação dos dentes amarelos. Em alguns casos pode ajudar, mas, em outros, pode não trazer nenhum resultado ou até piorar.

Além disso, dependendo da situação dos dentes, apenas um tratamento mais profundo poderia resolver.

Também é preciso tomar cuidado com os compostos, pois existem muitos produtos “milagrosos” que acabam retirando o esmalte dos dentes, deixando-os mais vulneráveis a muitos problemas. Sendo assim, sempre consultar o dentista é o mais recomendado!

4. Mude a dieta

Repolho, maçã, espinafre, ovos, frango, pepino e pêra são alguns alimentos que valem a pena de serem incluídos na dieta, pois ajudam a manter a limpeza natural dos dentes e a proteger o esmalte.

5. Evitar o cigarro

O hábito de fumar é outro grande vilão. Os principais responsáveis aqui são o alcatrão a nicotina. Ambos provocam manchas acastanhadas e amareladas nos dentes. Em muitos casos, apenas um tratamento dentro do consultório do dentista e uma limpeza intensa é capaz de retirá-las.

6. Medicamentos

Alguns tipos de medicamentos, a exemplos dos anti-hipertensivos, anti-histamínicos e antibióticos, também podem afetar a cor dos dentes. Como não é possível parar de tomar o remédio, pode ser interessante conversar com o médico e buscar uma alternativa que não cause muitos prejuízos, especialmente se for algum tratamento que precise ser feito a longo prazo ou por toda a vida.

7. Água

Nada mais simples e fácil de ser consumido que a água. Beber água frequentemente ajuda a remover compostos que possam alterar a cor dos dentes antes que eles se instalem. Outra dica, é enxaguar a boca algum tempo depois de beber ou consumir algum alimento que possa manchá-los, evitando que tenham tempo de causar danos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe