Dente solto

Dente solto: 3 causas possíveis e o que fazer

Situação comum e natural na infância, o dente solto também pode acontecer durante a adolescência e vida adulta, causando diversos transtornos – nesse caso, é um problema que deve ser observado de perto, pois indica que algo está errado com a saúde oral.

Além de comprometer as funções da mastigação, o dente solto é um problema sério e que exige uma investigação detalhada sobre as possíveis causas. Por isso, procurar um dentista confiável ao notar os primeiros sinais é muito importante para evitar o agravamento da situação.

Mas afinal, o que pode causar essa condição? Se deseja entender mais sobre o assunto e cuidar melhor da sua saúde bucal, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e saiba os 3 principais motivos que podem provocar o dente mole e o que fazer para ter um diagnóstico e solucionar o problema!

3 causas para o dente solto

O dente solto é uma condição que provoca diversos incômodos e compromete a mastigação, causa dores e interfere até mesmo na qualidade de vida. Trata-se de um problema que pode ser motivado por diferentes fatores e acontece em pessoas de todas as idades.

Além da troca de dentição, processo natural na infância, veja outras causas para o dente solto!

1. Traumas

Os traumas, ou pancadas no rosto, podem provocar lesões nas raízes e ligamentos periodontais e assim, comprometer os dentes. Por isso, é uma situação que exige atenção e uma avaliação clínica imediata, para complicações e a perda total do dente.

2. Periodontite

Outra causa comum do dente solto é a periodontite, doença que surge da proliferação de microorganismos e placas nas gengivas e dentes. A doença compromete os tecidos que sustentam o dente e com isso, pode causar o dente solto e muitos outros sintomas.

3. Bruxismo

O bruxismo é um problema em que o indivíduo morde e range os dentes involuntariamente durante o período de sono. Com isso, no decorrer do tempo a pessoa pode ter os dentes soltos, ficando moles devido ao desgaste e também pode apresentar dores de cabeça e na mandíbula.

É essencial procurar um dentista

A saúde bucal é imprescindível para a qualidade de vida e bem-estar de qualquer pessoa, por isso, monitorar sintomas e procurar um dentista regularmente é fundamental para ter diagnósticos precisos e tratamentos eficazes, evitando complicações.

Sendo assim, quando notar o dente solto é aconselhável procurar um dentista imediatamente para analisar o quadro e identificar as reais causas. Assim, você terá um diagnóstico precoce e as orientações para solucionar o problema e preservar a saúde bucal.

Além disso, o dentista vai avaliar toda a condição dos seus dentes e gengivas para saber todos os cuidados para evitar complicações. Eliminando placas e outros fatores que oferecem riscos graves ao longo dos anos, por isso, é algo que não deve ser negligenciado.

Como pode notar, o dente solto tem causas distintas e merece atenção redobrada para evitar a perda de dentes e outros problemas sérios. Portanto, não deixe de procurar um dentista nos sinais iniciais para garantir que nenhum risco provoque danos a sua saúde oral.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista

em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe