Conhecidos como “os dentes do juízo”, os dentes siso surgem no início da vida adulta, mas, na maioria dos casos, precisam ser removidos. Porém, muitas pessoas têm medo e não sabem o que esperar do procedimento.
Neste sentido, preparamos este texto para explicar tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de remoção destes dentes. Então, se tem interesse no assunto, recomendamos a leitura.
O que é o dente siso?
Os dentes do siso são os últimos molares que nascem na arcada dentária e ocupam os lados de cada maxilar. O termo “siso” tem origem no latim e significa “juízo”. O dente recebeu este nome porque costumam nascer entre os 16 e os 21 anos.
Em função deste nascimento tardio, é comum que não haja muito espaço disponível para que os sisos fiquem acomodados na boca. Com isso, não é raro que fiquem presos embaixo da gengiva, causando dor, inchaço ou desconforto.
Outra situação possível é que, mesmo quando conseguem nascer, esses dentes fiquem mal posicionados, desalinhados, machucam a boca ou são de difícil higienização, levando a infecções e outros problemas odontológicos.
Como saber que é preciso extrair o siso?
Essa pergunta deve ser respondida pelo seu dentista. Em uma consulta, ele irá avaliar sua arcada dentária e sua saúde bucal e solicitar exames radiográficos que permitem enxergar a situação do siso, o seu tamanho, o processo de nascimento e outros eventuais riscos.
Assim, sem a avaliação de um dentista e a realização de exames não é possível responder a real necessidade de extração do dente do siso. Por isso, se você suspeita de alguma anormalidade, converse com seu dentista.
Como é a remoção?
O procedimento para a remoção dos sisos funciona como qualquer outra extração dental de rotina. Ou seja, o paciente recebe anestesia local e o dentista faz a retirada. Geralmente, leva cerca de 30 minutos, a depender da complexidade e da posição do dente.
Após a remoção, realiza-se uma sutura na região e o profissional pode solicitar que o paciente morda um pedaço de gaze por alguns minutos a fim de conter possíveis sangramentos. Em resumo, o procedimento é simples, rápido e com baixo risco de complicações.
Como é o pós-operatório?
O pós-operatório pode ser incômodo para algumas pessoas, mas todo o desconforto tende a acabar em até 4 dias. Após o procedimento, o paciente precisa tomar analgésicos para controlar a dor após o efeito da anestesia passar.
Além disso, será indicado o uso de uma gaze no local, pressionando suavemente com a mordida para evitar sangramentos. No que se refere à alimentação, ela deve limitar-se aos alimentos frios ou gelados e, preferencialmente, de consistência pastosa.
Outra recomendação do pós-operatório é o repouso. Por isso, a prática de exercícios físicos é contraindicada. Também é indispensável que você faça a higienização adequada dos dentes, com escovas de cerdas macias e uso de antisséptico bucal.
Enfim, se você está com data marcada para realizar a remoção do dente siso, fique tranquilo. O procedimento é simples e indolor. Embora no pós-operatório ela possa existir, a dor é facilmente controlada com analgésicos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!