Retirada do ciso

Cuidados necessários na pós retirada do siso

O crescimento do siso, podem causar problemas na dentição tornando necessária a retirada. O procedimento de retirada do siso, embora pareça extremamente rápido e simples, requer cuidados que, quando não seguidos, podem causar sérios problemas.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? No texto a seguir apresentaremos os principais cuidados necessários após o procedimento de retirada do siso. Não deixe de continuar a leitura.

Por que o dente siso é retirado?

O dente do siso, também chamado de terceiro molar, nem sempre encontra o espaço necessário para crescimento, pelo fato de ser o último dente a nascer. Em alguns casos o próprio formato da arcada dentária dificulta o crescimento dos dentes de maneira harmônica. 

Nesse caso, o siso fica envolvido pelo tecido gengival e se torna um dente retido, podendo, em alguns casos, causar sérias complicações como dores intensas e condições infecciosas. Nessas situações, um especialista poderá indicar se a retirada é o melhor caminho.

Qual o procedimento para a extração do dente do siso?

O processo de retirada dos sisos ocorre como qualquer extração dental. Geralmente o paciente recebe uma anestesia local e o procedimento tem a duração média de 30 minutos de acordo com complexidade do quadro.

Em alguns casos, o dente pode ser quebrado e retirado em partes, em outros será retirado inteiramente. Caso o dente ainda não tenha nascido, é feita a remoção do osso que recobre o dente e depois a remoção do dente. 

Ao final do procedimento, o dentista pede que você morda um pedaço de gaze por alguns minutos, para conter eventuais sangramentos e prossegue com a realização da sutura.

Cuidados necessários no pós retirada do siso?

Os cuidados vão variar de acordo com cada quadro, mas existem medidas que são válidas para todos os casos. Veja abaixo alguns deles: 

  • Compressas frias: Quando uma pessoa precisa tirar um dente, seu organismo reage desencadeando um tipo de inflamação no local operado. Fazer compressas frias ajuda a minimizar essa reação inflamatória, retraindo os vasos sanguíneos e trazendo mais conforto para a pessoa. 
  • Tome as medicações receitadas corretamente: O dentista sempre irá receitar medicações após o procedimento como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios. É fundamental no processo de recuperação o uso conforme indicação.
  • Faça higiene bucal de forma suave: O ato de escovar os dentes durante o pós-operatório do siso demanda calma e suavidade, buscando evitar que a escova atinja a área operada. Recomenda-se utilizar uma escova com cerdas bem macias.
  • Evite fazer esforço físico: A cirurgia para retirada do dente siso não é considerada muito complexa. Mesmo assim, é preciso manter um tempo de repouso, evitando esforços, principalmente nas primeiras 24 horas, quando há clara possibilidade de sangramentos e inchaço. No caso da prática de atividade física mais intensa, como treinos na academia, normalmente o paciente é liberado para retomar as atividades uma semana depois da cirurgia.
  • Consuma alimentos macios e frios: Geralmente recomenda-se evitar coisas duras, ácidas ou que exijam muito esforço mastigatório. Dê preferência a alimentos macios e frios, como sorvetes, açaí dentre outros. No caso de alimentos líquidos como caldos e sopas devem ser consumidos em temperatura ambiente. 

Então, com a leitura desse post, você aprendeu sobre os principais cuidados na pós retirada do siso. Portanto, caso você sinta algum sintoma de dor mais prolongado ou mesmo febre procure imediatamente a orientação de seu dentista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe