coroas dentárias

O que são coroas dentárias?

A coroa dentária é uma “tampa” em forma de dente que é colocada sobre um dente para cobrir e restaurar sua forma e tamanho, força e melhorar sua aparência. As coroas dentárias, quando cimentadas no lugar, envolvem toda a porção visível acima da linha da gengiva. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

O que são coroas dentárias?

Trata-se de restaurações protéticas fixas feitas para restaurar um dente danificado em sua forma e tamanho originais. Ainda, são permanentemente cimentados em dentes que racharam, extensivamente decaíram ou foram danificados. Embora, às vezes, se estendam até a superfície da raiz, substituem o aspecto externo de um dente natural, então faz sentido que as restaurações sejam chamadas de “coroas”. Quando afixada, a coroa cobre completamente a parte do dente danificado que fica acima da linha da gengiva. Além disso, são feitas sob encomenda para caber sobre cada dente e podem ser de uma variedade de materiais, incluindo cerâmica, porcelana, metal, ouro ou resina.

Quando o procedimento é necessário?

Uma coroa dentária pode ser necessária nas seguintes situações:
  • proteger um dente fraco de quebrar ou segurar partes de um dente rachado;
  • restaurar um dente já quebrado ou um que foi severamente desgastado;
  • segurar uma ponte dentária no lugar;
  • cobrir dentes deformados ou gravemente descoloridos;
  • cobrir um implante dentário;
  • fazer uma modificação cosmética.

Quais tipos de coroas existem?

As coroas permanentes podem ser feitas de metal, porcelana, porcelana fundida, zircônia etc.

Totalmente em metal

As coroas metálicas raramente lascam ou quebram, duram mais tempo em termos de desgaste e exigem apenas que uma pequena quantidade de dente seja removida. Ainda, podem suportar forças de morder e mastigar. A cor metálica é a principal desvantagem. Coroas de metal são uma boa escolha para molares fora de vista.

Coroas de porcelana

Este é definitivamente o tipo mais popular de coroa usado atualmente. Feitas inteiramente de porcelana, o que traz algumas vantagens: proporcionam a melhor e mais natural aparência, além de combinar com os dentes ao redor em forma, tamanho e cor. Trata-se da melhor opção para restaurações frontais, pois são biocompatíveis, ou seja, nenhum metal é usado e são livres de tóxicos.

Porcelana fundida em coroas de metal

A porcelana fundida às coroas metálicas é outro tipo amplamente utilizado, pois fornece tanto a força (devido à sua estrutura metálica) quanto a estética (devido ao revestimento de porcelana que cobre a tampa). As principais vantagens dessas coroas são que elas fornecem grande estética, durabilidade e são mais baratas que todas as outras de porcelana.

Coroas de zircônia

O zircônio é um material relativamente novo que combina a resistência do metal com a estética das coroas de porcelana. Zircônia translúcida alta e coroas de zircônia em camadas tornaram-se uma opção mais popular ultimamente. As principais vantagens desse tipo é que fornecem grande estética, são fortes e duradouras. Além disso, o processo consome menos tempo porque a zircônia pode ser cortada e moldada no mesmo consultório odontológico e são menos propensas a desgastes devido à sua força.

Por que as coroas dentárias ajudam?

As coroas restauram a forma, a força, a funcionalidade e a aparência de um dente danificado. Depois de colocá-las, o pessoa poderá usar o dente para mastigar novamente sem arriscar danificar o que está por baixo dele. Além disso, protegem a parte vulnerável do dente ao segurá-lo fisicamente e protegê-lo contra lesões. Ainda, são importantes para restaurar e manter a integridade estrutural de sua boca e mordida. Quando um dente se deteriora ou quebra, deixa uma lacuna, o que pode criar mais problemas, por exemplo, ao interferir na mordida ou quando outros dentes se deslocam. Ao preencher esse espaço, as coroas dentárias restauram a estrutura adequada da boca. Por último, também restauram a aparência bucal, já que elas são praticamente indistinguíveis dos dentes naturais. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!
Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe