Coroas dentárias

5 Dicas Práticas Para Cuidar De Suas Coroas Dentárias

As coroas dentárias podem ser utilizadas em diferentes situações, mas sempre com o objetivo de suprir a ausência de um dente ou cobrir um dente enfraquecido e desgastado. No entanto, também precisam de cuidados contínuos.

Você sabe quais as medidas que deve adotar para cuidar das suas coroas dentárias? Caso não, recomendamos a leitura deste texto. Nele, listamos algumas dicas que serão muito úteis para esta higienização.

1) Faça a escovação diária

Pode parecer óbvio, mas há um grande volume de atendimentos motivados pela infiltração de cáries em coroas dentárias. O problema é ainda maior quando o diagnóstico é tardio, aumentando o risco para a perda de dentes.

Contudo, não é fácil identificá-la precocemente, pois dificilmente pode ser visualizada, até mesmo nas imagens radiográficas. Essa infiltração provoca a destruição da interface entre o dente e a prótese, sem causar dor.

Por isso, se você não quer lidar com essa situação e correr o alto risco de sofrer perdas dentárias associadas à infiltração por cárie, faça a escovação diária dos dentes, com movimentos circulares, limpando atrás dos últimos dentes, de forma suave e com escovas de cerdas macias.

2) Mantenha uma rotina de visitas ao dentista

As coroas dentárias e outros dispositivos protéticos são pontos críticos para o acúmulo da placa bacteriana. Da mesma forma, a má fixação dessas próteses também facilitam a presença desta placa, podendo até impossibilitar o acesso das escovas e fios dentais à região.

Assim, a melhor maneira de não ter que enfrentar este problema de mal adaptação é mantendo uma rotina de consultas periódicas com o seu dentista. Com isso, ele estará sempre revisando as coroas dentárias e avaliando os encaixes.

Outro benefício de manter o acompanhamento médico é saber o momento certo de trocar as coroas dentárias. Isso porque têm tempo de vida útil limitado. Com o passar do tempo, facilitam a infiltração por cárie  entre a coroa e o dente.

3) Use o fio dental

Assim como a escovação, o uso do fio dental é imprescindível para uma boa higienização. Por isso, utilize-o diariamente, removendo o acúmulo de alimentos em torno da coroa dentária. Porém, faça de forma correta.

Para evitar imprevistos ou uma limpeza deficiente, coloque o fio dental sobre um lado do dente e puxe a coroa dentária ao longo da linha dos dentes. Não deslize o fio para trás e para frente, pois pode afrouxar a coroa e exigir uma visita imediata ao dentista.

4) Faça gargarejo com anti-séptico

Para facilitar a remoção de alimentos presos entre os dentes e evitar uma infiltração por cárie, utilize um anti-séptico bucal e faça a lavagem bucal diariamente. Os produtos com álcool podem ser utilizados.

5) Evite o consumo de alimentos pegajosos

Balas macias, jujubas e chicletes são exemplos de alimentos pegajosos que grudam nas coroas dentárias durante a mastigação. Como são colocadas sobre o dente com uma camada de cimento oral, esses alimentos podem fazer com que ela se solte.

Enfim, se você utiliza as coroas dentárias e não quer ter que lidar com uma infiltração por cárie, siga nossas dicas. Assim, você estará fazendo a sua parte e aumentando a durabilidade e efetividade do tratamento dentário.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe