contenção

5 dicas para higienizar sua contenção

Depois de um longo tempo de espera, o indivíduo, enfim, retira o aparelho fixo. Os dentes, agora, estão perfeitamente alinhados e com oclusão regular. No entanto, para que todo esse trabalho não seja em vão, é necessário o aparelho de contenção.

O que é a contenção ortodôntica?

A função desse aparelho é descrita no próprio nome: conter o movimento irregular dos dentes para que eles não voltem à posição anterior. A diferença deste para o aparelho fixo é que ele pode ser retirado.

Dicas para a higienização correta

Justamente pelo fato de ser um aparelho removível, a higienização adequada é feita de forma diferente em relação ao aparelho fixo. Em seguida estão algumas dicas para garantir a limpeza correta e a usabilidade do aparelho de contenção por mais tempo.

#1 – Retire-o sempre que for comer

Essa é a primeira dica que o ortodontista recomendará. Afinal, justamente por ele ser removível, tem a vantagem de não precisar entrar em contato com os alimentos diretamente, o que evita sua deterioração. Mas você não precisa retirá-lo quando for tomar água. Até isso se tornar um hábito é normal esquecer algumas vezes. Assim, outra dica é evitar mascar chicletes, ou ele pode grudar no aparelho, além de aumentar o risco de cáries.

#2 – Escove-o regularmente

Pense no aparelho como uma extensão dos seus dentes, ou seja, o mesmo cuidado que você dedicar a um, reserve também ao outro. Faça a escovação regularmente com pouco ou nenhum creme dental, com movimentos suaves e circulares em toda a superfície. Segure firme para não cair no chão e garanta que nenhum resíduo de alimento permaneça nele. Ao menos uma vez por semana, deixe-o em uma solução com antisséptico bucal por 30 minutos, a fim de garantir que micro-organismos sejam eliminados da peça.

#3 – Não use água quente na limpeza

Muitos gostam de usar água quente na limpeza de louças, uma vez que ajuda a eliminar sujeiras. Não faça o mesmo com a contenção. Visto que ela é feita de metal, o contato com a água quente pode causar deformidade e perda da utilidade. Use sempre água fria ou morna na higienização.

#4 – Não o guarde após retirar da boca

O mau hálito matinal acontece devido à formação de bactérias que permanecem na boca durante o sono, uma vez que a movimentação da boca é menor e costuma ficar fechada durante esse período. Para que essas mesmas bactérias não fiquem alojadas na peça, não a guarde logo após retirar da boca. Faça antes a higienização correta, seque bem o aparelho e só então coloque-o no estojo.

5# – Armazene-o em local apropriado

O estojo que o ortodontista fornece não deve ser ignorado nem substituído por outro. Ele ajuda a evitar o contato com bactérias, evita quebras e, dessa forma, isso aumenta o tempo de vida útil da contenção. Por mais que, em alguns casos, seja preciso usá-lo pelo resto da vida, ele tem vida útil. Seguir essas dicas vai garantir seu uso por mais tempo. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!
Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe