4 benefícios de se consultar com um dentista com regularidade

Exames de check-up são rotinas na vida do brasileiro. Temos como hábito, buscar nessas consultas, alguma informação que possa prevenir determinada doença. Entretanto, ir ao dentista ainda é uma prática rara quando se trata de prevenção.

Parece costume que ir ao dentista só é necessário quando os primeiros sinais de algum mal aparecem em nossa boca. Mas, é extremamente importante ter uma regularidade com sua saúde bucal bem como nas demais partes do corpo.

Com que frequência devo ir fazer uma consulta dentária?

Assim como exames de sangue, urina e coração, os dentários devem ser realizados com alguma regularidade. Esse tempo, entre uma ida e outra, depende muito do paciente. Para consultas rotineiras, recomenda-se um período de seis meses. Já para pessoas com alguma doença ou com controle de cáries, é mais indicado um intervalo de quatro meses.

Ainda, é preciso que a pessoa tenha uma rotina de higienização bucal consistente. Ou seja, a escovação deve ser um hábito comum e existir sempre que a pessoa se alimentar, o que deve ocorrer entre três ou quatro vezes ao dia, sempre com uma boa escova e pastas de qualidade.

Ter hábitos saudáveis, contudo, não significa ir menos vezes ao dentista. Listamos abaixo 4 benefícios essenciais de se ir com frequência ao dentista:

  1. Prevenir doenças não só nos dentes

Como toda consulta de rotina, esse benefício é o básico. Mas, as pessoas tendem a acreditar que existem poucas doenças na boca. Porém a língua, gengiva, lábios e a bochecha são extremamente sensíveis, o que os torna expostos a bactérias, fungos e vírus. Por isso, além de prevenir cáries ou realizar limpezas nos dentes, o dentista realizará uma verificação profunda também nesses outros componentes da boca.

  1. Fazer limpeza onde a escova não chega

Como já dito, é importante que o paciente tenha uma rotina caseira com relação a higienização. Porém, existem áreas que a escova não alcança. Algumas placas são formadas justamente onde os equipamentos que usamos no dia a dia não chegam, principalmente entre os dentes e a gengiva.

No dentista, a pessoa terá acesso a uma escovação mais profunda, além de aplicação de flúor só encontrado em profissionais da área. E claro, a eliminação daquelas manchas causadas por alimentos e bebidas que consumimos diariamente – como o café.

  1. Garantir a saúde de modo geral

Ter uma boca saudável significa ter uma saúde boa garantida. Devemos nos lembrar que ela é a principal porta dos elementos que entram em nosso corpo. E não só dos benéficos.

Algumas substâncias maléficas são produzidas na boca e acabam prejudicando certos órgãos. Por exemplo no tártaro algumas bactérias se reproduzem e acabam indo parar no coração, podendo propiciar uma infecção cardiológica.

Além disso, uma mastigação errada pode gerar complicações no ouvido e piorar a sinusite. Ainda, mastigar errado pode causar azia e refluxo. Indo frequentemente ao dentista, fará que esses problemas sejam sanados sem causar outras complicações no organismo.

  1. Ter indicações de bons hábito

Por mais que possamos realizar nossos hábitos de limpezas bucais com frequência, sempre existem melhorias para se fazer. O dentista responsável por analisar sua boca, te mostrará o que é preciso para ter uma saúde melhor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe