aparelho ortodôntico

Conheça os diferentes modelos de aparelho ortodôntico

Quando você ouve falar sobre aparelhos ortodônticos, a imagem que vem à cabeça é a de um sorriso metálico? Por muito tempo, o aparelho ortodôntico foi realmente indiscreto. Além disso, até o fim da década de 70, ele era desconfortável e esteticamente desagradável.

Os tempos mudaram e os aparelhos ortodônticos evoluíram. Hoje em dia, é possível tratar as disfunções na arcada dentária com maior praticidade, conforto e benefícios estéticos.

Atualmente, há uma grande variedade de aparelhos disponíveis no mercado. Os modelos possuem funcionalidades, vantagens e preços distintos, o que permite ao paciente optar por aquele que melhor se adequa às suas necessidades, bolso e estilo de vida.

Tipos de aparelho ortodôntico

Quer conhecer os principais tipos de aparelhos? Leia o artigo e saiba mais!

Aparelho móvel

O aparelho móvel é usado normalmente em crianças e adolescentes. Esse modelo tem a função de promover alterações na estrutura óssea dos pacientes. É importante salientar que, a correção de falhas estruturais em pacientes em fase de crescimento é mais fácil com aparelhos móveis. O ideal é que a criança use o aparelho constantemente e remova para fazer as refeições e para realizar a higienização oral. Hoje em dia, há opções de aparelhos lúdicos e personalização, a fim de estimular a adesão ao tratamento da maneira adequada.

Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico existe há muitas décadas e se tornou bastante popular no Brasil. Antigamente, seu custo de colocação e manutenção era muito elevado. Agora, esse modelo é bem acessível, porém, não é mais a primeira escolha dos pacientes.

Cumpre salientar que o aparelho fixo metálico corrige os dentes diretamente e não age sobre o osso, como o aparelho móvel. Ele atua por meio de força mecânica, capaz de movimentar os dentes e colocá-lo na posição correta. Entre os mais jovens, é comum customizar os aparelhos com bráquetes coloridos.

Aparelho fixo estético

Para quem é mais discreto, uma solução interessante é o aparelho fixo estético. Sucesso entre os adultos, esse tipo de aparelho contém braquetes praticamente imperceptíveis, que eliminam o visual metálico. Em relação à funcionalidade, o papel desempenhado é o mesmo, porém, o visual é mais sútil.

Os aparelhos estéticos podem ser de porcelana ou safira. O de porcelana tem um aspecto leitoso e opaco, enquanto o de safira tem uma aparência transparente. Ambos são muito resistentes, entretanto, o investimento no modelo de safira é maior.

Alinhadores invisíveis

Para quem busca ainda mais discrição, os alinhadores invisíveis são as melhores opções. Eles consistem em placas transparentes, confeccionadas em impressoras 3D. Essas placas simulam as mudanças necessárias nos dentes ao longo do tratamento e, a cada 15 dias, elas são trocadas por placas novas até que ocorra a correção final e alinhamento perfeito.

Quer saber mais sobre o uso de aparelhos ortodônticos? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe