Conheça as principais doenças bucais

As doenças bucais afetam a saúde e o funcionamento da boca e dos dentes. Vários fatores podem causá-las, como má higiene bucal, hábitos alimentares inadequados, tabagismo, consumo excessivo de álcool e problemas de saúde subjacentes.

Deseja saber mais sobre o assunto? No próximo artigo, apresentaremos informações completas sobre as principais doenças bucais. Continue lendo para se informar!

Conheça as principais doenças bucais

As doenças bucais, como cáries dentárias, gengivite, periodontite, câncer bucal e halitose, são condições que devem ser prevenidas e tratadas para garantir a saúde e a funcionalidade da boca. A seguir, apresentaremos detalhes sobre cada uma delas:

Cárie dentária

A cárie dentária é uma das doenças bucais mais comuns. As bactérias presentes na placa bacteriana causam essa condição ao se alimentarem dos restos de alimentos na boca e produzirem ácidos que corroem o esmalte dos dentes. Os sintomas da cárie dentária incluem sensibilidade dentária, dor ao comer ou beber, manchas nos dentes e mau hálito.

O tratamento da cárie dentária varia de acordo com a gravidade da condição. Em casos leves, é possível realizar uma limpeza profissional e aplicar flúor nos dentes para fortalecer o esmalte. Em casos mais graves, é necessário fazer uma obturação para remover a área danificada e evitar a propagação da cárie. Em situações extremas, pode ser necessário realizar uma extração dentária.

Gengivite

A placa bacteriana causa a gengivite, que é uma inflamação das gengivas. Os sintomas da gengivite são gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, sangramento durante a escovação e mau hálito. Se não tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite, uma inflamação mais grave que pode resultar na perda de dentes.

O tratamento da gengivite envolve uma limpeza profissional para remover a placa bacteriana que se acumula nos dentes e nas gengivas. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma raspagem para remover o tártaro e as bolsas periodontais que se formam entre os dentes e as gengivas.

Periodontite

A periodontite se desenvolve devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro, formando bolsas periodontais entre os dentes e as gengivas. Os sintomas da periodontite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, sangramento durante a escovação, mau hálito, retração gengival e mobilidade dentária.

O tratamento da periodontite envolve uma limpeza profissional para remover a placa bacteriana e o tártaro que se acumularam nos dentes e nas gengivas, além de uma raspagem para eliminar as bolsas periodontais. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia periodontal para corrigir a posição das gengivas e dos dentes. É fundamental manter uma boa higiene bucal e fazer visitas regulares ao dentista para prevenir a periodontite e outras doenças bucais.

Halitose

A halitose, conhecida popularmente como mau hálito, afeta muitas pessoas. Diversos fatores podem causar essa condição, como a presença de bactérias na boca, problemas dentários, tabagismo, consumo de alimentos com odor forte e problemas de saúde, como refluxo gastroesofágico e diabetes.

O tratamento para combater a halitose varia de acordo com sua causa. Em muitos casos, é necessário realizar uma limpeza profissional para remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados nos dentes e nas gengivas. Além disso, manter uma boa higiene bucal e utilizar produtos específicos para combater o mau hálito são medidas importantes.

Com a leitura deste post, você se informou sobre as principais doenças bucais. Portanto, fique atento às dicas e, em caso de emergência, não hesite em procurar atendimento odontológico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe