Como prevenir o escurecimento dos dentes?

O escurecimento dos dentes pode acontecer devido a vários fatores como, por exemplo, hábitos da vida ou até mesmo predisposição genética. O que a maioria das pessoas não se atenta é que existem formas de prevenir este acontecimento.

Quer saber mais sobre este assunto? No texto a seguir apresentaremos as principais dicas de como prevenir o escurecimento dos dentes. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

Entenda porque ocorre o escurecimento dos dentes

O escurecimento dos dentes acontece pelo desgaste natural do esmalte dentário. Pode ocorrer por motivos como, por exemplo, o avançar da idade. Por isso, as pessoas mais velhas tendem a ter dentes mais escuros que as pessoas mais jovens.

Outro fator é a ingestão excessiva de alimentos com muita pigmentação. Alimentos ricos em corantes, contribuem para o processo de escurecimento, levando os dentes a possuírem uma tonalidade cinzenta.

Além disso, outras causas deste problema são os traumas, uso de alguns medicamentos, uso excessivo de flúor, o tratamento de canal, como o tabagismo, o tártaro, dentre outros.

Formas de prevenção

Manter o sorriso perfeito não costuma ser uma tarefa fácil para maioria das pessoas. No entanto, existem diversas formas que auxiliam neste processo. Veja a seguir as principais dentre elas:

Usar enxaguante bucal

O enxaguante bucal consegue eliminar boa parte das partículas depositadas na dentina, onde muitas vezes a escovação não alcança. Vale ressaltar que o uso do enxaguante não anula a necessidade de escovação. 

Usar a escova de dentes e creme dental corretos

Escolha uma escova de dentes adequada e uma pasta de dentes que preencha as suas necessidades. Durante a escovagem, é importante ter atenção aos cantos mais afastados do centro da boca e à língua onde normalmente bactérias se instalam.

Uso frequente de fio dental

Passar o fio dental é uma ação muito importante para uma higiene oral adequada. Este hábito, quando executado corretamente, reduz significativamente o escurecimento dos dentes e outros problemas de saúde oral.

Tome atenção à sua alimentação

A alimentação influencia significativamente na alteração de cor dos seus dentes. Recomenda-se evitar alimentos com fortes pigmentações ou corantes como no café, refrigerantes, dentre outros.

Bebidas alcoólicas

O álcool presente nas bebidas favorece ao desgaste dos dentes, podendo dissolver sua estrutura. No caso dos vinhos, por exemplo, é possível encontrar uma pigmentação mais forte que pode manchar os dentes, onde assim como o açaí, se pode notar como ele muda a cor dos dentes logo após seu consumo.

Vá ao dentista com regularidade

Fazer acompanhamento regular especializado é essencial para prevenir e também solucionar questões de saúde bucal. O ideal é que a periodicidade não seja superior a 6 meses.

É possível reverter o escurecimento dos dentes?

Mesmo falando sobre prevenção, em alguns casos em que o escurecimento seja inevitável existem alternativas de reversão do quadro. Os métodos mais procurados são sessões de clareamento dental. Outras opções seriam lentes de contato dental ou implante de facetas de porcelana.

Por fim, com a leitura deste texto, você se informou sobre os principais pontos de como prevenir o escurecimento dos dentes. Portanto, fique atento às dicas e em caso de qualquer anormalidade, procure acompanhamento odontológico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe