Como manter as gengivas saudáveis: 7 maneiras

No que diz respeito a nossa saúde bucal quase sempre o assunto sobre os cuidados envolvem os dentes. Mas você sabe quais cuidados deve ter para manter suas gengivas saudáveis?

Infecções e inflamações nessa região podem repercutir em todo seu corpo. Por isso, vale concentrar momentos de cuidados na rotina diária para a saúde das gengivas.

Preparamos esse artigo com algumas dicas práticas para você começar a usar hoje mesmo. Continue a leitura e saiba como manter suas gengivas saudáveis!

1. Procure comer alimentos adequados

O que comemos não tem relação somente com a nossa cintura. As gengivas também precisam ser consideradas no momento da alimentação. Por exemplo, folhas verdes fazem com que você precise mastigar mais. Esse processo ajuda na salivação que, por sua vez, contribui para a remoção de bactérias e placas da gengiva.

Outro excelente alimento é a maçã. Ela também ajuda a remover as bactérias na linha da gengiva, assim como faz com os dentes. Incluir fruta na dieta semanal sempre é uma boa ideia.

2. Limpe bem a língua

A escovação adequada da língua também tem um papel fundamental para manter as gengivas saudáveis. Veja bem, mesmo que você cuide da limpeza dos dentes e use o fio dental, a língua pode acumular muitas bactérias se não for higienizada diariamente. E, claro, essas bactérias podem acabar se instalando nas gengivas.

3. Parar de fumar

Não há para onde correr, seja qual for o tema relacionado a boca, o hábito de fumar sempre será um vilão. O tabagismo aumenta as chances de uma pessoa apresentar problemas gengivais, visto que danifica as gengivas e prejudica a função imunológica da região. Se você não consegue parar sozinho existe ajuda especializada para lidar com isso. Vale a pena tentar.

4. Cuidado ao enxaguar a boca

Muita gente dá atenção a esse ponto após a escovação para retirar o excesso de creme dental. No entanto, cuidar para enxaguar a boca após comer alimentos sólidos também é muito importante. Ao fazer isso, você estará impedindo que bactérias e alimentos que poderiam causar placas e tártaro permaneçam por lá.

5. Fique atento aos sinais de problemas

Quando se trata das gengivas, quanto antes um problema for identificado, mais fácil e eficiente será o tratamento. Por isso, vale muito a pena permanecer atento a sinais de problemas.

Alguns dos que servem de alerta e que merecem atenção são os sangramentos no momento da escovação, inchaço, coloração avermelhada e dor. Se você tem algum desses sintomas, procure um dentista!

6. Evitar os doces

Muitas pessoas acham que doces danificam apenas os dentes. Porém, as gengivas também podem ser afetadas. É claro, não é preciso parar de comer guloseimas. Mas se você come esse tipo de alimento o dia todo ou, ainda, não toma os devidos cuidados com a higienização oral, existe um risco muito grande de o açúcar acumulado nas gengivas e dentes atrair bactérias.

7. Use fio dental

Nunca é demais lembrar do fio dental. Esse item tão simples da higiene bucal ajuda a remover os alimentos e a placa bacteriana que adere na superfície entre os dentes e a gengiva. Quando a pessoa não tem esse cuidado, o acúmulo pode se tornar tão problemático que apenas o dentista pode remover o tártaro — que é um dos grandes responsáveis por causar doenças gengivais.

Viu como é simples prevenir problemas e manter as gengivas saudáveis? No mais, é só continuar com sua rotina de visitas ao dentista para garantir que tudo fique bem!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe