Implante dentário

Como é realizada a limpeza do implante dentário?

A maior parte das pessoas que passam pelo processo de implante dentário pensam que não precisarão continuar com sua rotina de higienização bucal. Você sabia que a falta de limpeza dos implantes dentários pode ocasionar doenças graves e levar até mesmo a perda do implante realizado?

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post apresentaremos as principais informações que você precisa saber. Caso tenha interesse, recomendamos que continue a leitura.

Mas antes, o que é implante dentário?

O implante dentário é um procedimento no qual a raiz do dente é substituída por um pino. Ele é fixado ao osso por meio de um processo cirúrgico e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.

O material utilizado no pino de fixação do implante é o titânio, pois por ser compatível com o organismo, tem a capacidade de fazer com que o osso grude no pino de forma permanente e elimina os riscos de rejeição.

Outra característica importante desse material é que ele não enferruja devido ao contato com o umidade da boca. Por todas essas características, o implante é considerado uma forma altamente tecnológica e segura para a reabilitação oral.

Como é realizada a limpeza do implante dentário?

Colocar um implante dentário é um procedimento que faz bem para a saúde e para a autoestima. No entanto, os cuidados com a higiene bucal não terminam com a conclusão do procedimento.

Além disso, realizar a limpeza corretamente evita desconfortos como hálito ruim. Além de prejudicar a aparência dos dentes, pode evoluir para casos mais graves, como a mucosite ou a peri-implantite.

No caso de próteses fixas, podem utilizar aparelhos com jato de água. Esse procedimento facilita a limpeza da região, removendo os resíduos de alimento que a escovação não alcança.

Veja a seguir algumas dicas sobre a higienização do implante dentário:

  • Tipo certo de escova: O ideal é usar uma escova de cerdas macias, para uma escovação suave. 
  • Frequência de escovação: Para evitar qualquer tipo de acúmulo de resíduos alimentares no implante, é essencial escovar os dentes depois de cada refeição. Dessa forma, você impede a formação de tártaro e uma possível inflamação na gengiva em torno do implante.
  • Fio dental: Pacientes que passaram pelo procedimento precisam usar o fio dental regularmente, da mesma forma como é feito no cuidado aos dentes naturais. 
  • Enxaguante bucal: Para completar a higiene bucal, recomenda-se usar um enxaguante bucal. Vale ressaltar a necessidade de atenção à composição, para garantir que nenhum componente do produto impacte negativamente com o material do implante.
  • Evitar o uso de cigarros: Pessoas com consumo excessivo de cigarros têm mais chances de acumular tártaro e de perder massa óssea. Como resultado, a fixação do implante fica prejudicada, o que pode gerar uma queda do mesmo.

Ademais, um passo indispensável é consultar um dentista regularmente. Dessa forma, ele poderá fazer o acompanhamento da sua saúde bucal e identificar qualquer tipo de anormalidade com o implante antes que ele evolua para uma questão mais grave.

Então, com a leitura deste texto, você ficou por dentro dos principais pontos sobre a limpeza de implantes dentários. Portanto, caso tenha passado por esse processo, não marque bobeira, siga à risca as dicas aqui apresentadas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe