O cirurgião dentista ou odontologista é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas relativos à saúde bucal; avaliando boca, maxilar, mandíbula e ossos da face. O profissional da Odontologia tem por objetivo promover a saúde bucal da população, em pessoas de todas as idades, por meio de tratamentos dentários que seguem o caminho do diagnóstico, da recuperação e da manutenção. O foco é trabalhar na prevenção, mas ele também realiza tratamentos dentários.
Mas o papel dele vai além de cuidar da saúde da boca dos pacientes. O cirurgião dentista trabalha com sorrisos, e, portanto, tem um papel indispensável, uma vez que ao falar de sorriso se fala também em autoestima e bem-estar tanto profissional quanto pessoal.
Entre os principais tratamentos realizados pelo cirurgião dentista estão:
- Clínica geral: restaurar e extrair dentes e implantar próteses.
- Dentística restauradora: restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.
- Endodontia: tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.
- Estomatologia: diagnosticar e tratar doenças da boca.
- Implantodontia: fazer cirurgias e próteses.
- Odontologia do esporte: tratar da saúde bucal de atletas a fim de promover uma melhora de seu rendimento físico.
- Odontogeriatria: cuidar da saúde bucal do idoso.
- Odontologia legal: fazer exame e perícia judicial e elaborar laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.
- Odontologia do trabalho: atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.
- Odontopediatria: tratar problemas bucais e dentes de crianças.
- Ortodontia: alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.
- Patologia bucal: fazer exame laboratorial para identificar doenças.
- Periodontia: cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.
- Prótese dentária: projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.
- Radiologia: diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X, tomografia e prototipagem em 3D.
- Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: diagnosticar traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatognático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-los.
Desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia floral, homeopatia e laserterapia.
Formação do cirurgião dentista
Segundo a regulamentação do Ministério da Educação (MEC) para os cursos superiores no Brasil, a carga horária mínima da graduação em Odontologia é de 4.000 horas, distribuídas em 5 anos.
A formação básica inclui disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como anatomia humana aplicada à odontologia, patologia, fisiología, epidemiología, ética e bioética, histologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, genética, introdução à metodologia científica e farmacologia. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, material dentário, endodontia, periodontia, cirurgia, próteses, odontopediatria, ortodontia, anestesiologia, diagnóstico por imagem, técnica radiográfica, cariologia e dentística, entre outras.
No segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando manequins odontológicos. A partir do terceiro, passa a atender pacientes na clínica da faculdade. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.
Após a formação como cirurgião dentista (com duração de 5 anos), o profissional pode fazer especializações nas seguintes áreas: ortodontia, periodontia, odontologia estética, implantodontia, prótese, endodontia, odontopediatria e patologia bucal.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!