cirurgia plaśtica periodontal

Cirurgia plástica periodontal: como é realizada e quais são as indicações?

O avanço da medicina odontológica permitiu a evolução e o aparecimento de novas técnicas de tratamentos para patologias e distúrbios que afetam a cavidade oral. Como resultado, temos o desenvolvimento de técnicas como a cirurgia plástica periodontal, uma das principais formas de corrigir defeitos e imperfeições na região. Já ouviu falar nesse tipo de cirurgia? Nesse texto, vou abordar o seu funcionamento e os casos em que ela é indicada.

O que é a cirurgia plástica periodontal?

A estética da gengiva é muito importante para a obtenção de um sorriso harmonioso e proporcional. Por isso, a cirurgia plástica periodontal surge com o intuito de corrigir defeitos na gengiva, na mucosa (tecidos moles) e no osso (tecido duro). Alguns fatores como genética, posição dos dentes, higiene bucal e doenças periodontais podem , por exemplo, ser responsáveis pela formação de imperfeições na estética gengival. A cirurgia plástica periodontal pode, não apenas na remoção do excesso de tecido, quanto na recuperação do tecido perdido. O periodontista, cirurgião dentista especialista em tratar problemas periodontais, é quem irá avaliar o quadro clínico do paciente e definir a técnica que garantirá o melhor resultado. Uma das possibilidades, só para exemplificar, é a técnica de recobrimento radicular que visa corrigir a retração da gengiva.

Como é realizada a cirurgia com essa técnica?

Essa abordagem promove o aumento de volume dos tecidos, podendo utilizar ou não os enxertos gengivais. Esses enxertos podem ser sintéticos ou naturais. Os sintéticos são feitos a partir de uma origem animal. Os enxertos naturais, por outro lado, são retirados da boca do próprio paciente. Os enxertos também são aplicados para corrigir imperfeições estéticas ocasionadas por implante dentário ou traumatismo, por exemplo. Esse tipo de cirurgia plástica exige um planejamento minucioso do periodontista. Caso o paciente possua doenças sistêmicas, podem ocorrer alterações. Após o procedimento, o paciente é orientado sobre como realizar a correta higienização da região operada. A sutura é retirada após, normalmente, 15 dias. O sucesso da cirurgia depende do controle dos agentes que causaram o problema, como, a placa bacteriana, por exemplo.

Quando é indicada?

A cirurgia é indicada para fins estéticos tanto quanto funcionais. Uma das condições mais comuns é a retração gengival. Um problema que causa o recuo do tecido gengival em razão de uma escovação inadequada ou da perda dentária por ação de uma periodontite. O sorriso gengival é outra patologia que pode ser corrigida por essa cirurgia periodontal. Nesses casos, há uma grande exposição da gengiva ao sorrir. A cirurgia plástica periodontal também é recomendada para casos graves de periodontite, lesões de cáries profundas, extrações dentárias, desnivelamento da gengiva e dente subgengival. Seja como for, a cirurgia plástica periodontal é uma excelente alternativa de tratamento para problemas dessa região. Esse procedimento proporciona a melhora funcional e estética, promovendo a satisfação e bem-estar do paciente. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!
Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe