Cirurgia Plástica Periodontal

Cirurgia Plástica Periodontal: O Que É?

O sorriso é parte fundamental da composição do nosso rosto. Por isso, há uma grande preocupação com sua estética. Para que haja a harmonia da face, a cirurgia plástica periodontal é um importante recurso.

Você já ouviu falar nesse procedimento? Sabe como ele é realizado? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa cirurgia.

O que é a cirurgia plástica periodontal?

Trata-se de um procedimento de pequeno porte que visa promover a harmonia do rosto, além de trazer benefícios também para a autoestima. Contudo, é uma cirurgia precisa e delicada, que tem como proposta a correção no tecido gengival.

Ainda, a gengiva pode ser acometida por vários problemas que podem ocasionar imperfeições no seu formato. Essas desordens podem ter origem genética ou podem ser decorrentes de alterações hormonais, uso de medicamentos ou problemas bucais.

Outra situação que ocorre com frequência é o sorriso gengival, no qual grande faixa da gengiva é exposta ao sorrir. Assim, o periodontista deve avaliar o caso para escolher a técnica mais adequada e verificar se é possível ou não realizar o procedimento.

Quando a técnica é indicada?

A plástica gengival é uma técnica indicada para os indivíduos que sentem-se incomodados com a gengiva e, com isso, ficam envergonhados ao sorrir ou ao conversar, prejudicando sua qualidade de vida. Neste sentido, o procedimento pode ser feito nos seguintes casos:

  • hipertrofia gengival: quando o tecido gengival recobre uma parte dos dentes, sendo facilmente percebida durante o sorriso. Por isso, o problema é mais conhecido como sorriso gengival;
  • retração gengival: quando a gengiva é muito pequena, deixando as raízes dos dentes expostas e os dentes mais alongados. Dessa forma, facilita a sensibilidade dental;
  • contorno irregular da gengiva: quando há uma irregularidade no traçado da gengiva, dando a impressão de que alguns dentes são maiores que os outros;
  • gengiva escura ou acinzentada em decorrência do uso de próteses ou do tratamento de canal;
  • gengivas com manchas que interferem na beleza do sorriso.

Quando é contraindicada?

Embora possa ser realizada por várias pessoas, a cirurgia plástica periodontal é contraindicada para gestantes, fumantes, pacientes com hipertensão, diabetes descontrolada ou com problemas de coagulação.

Além disso, o paciente não pode ter nenhum problema de saúde bucal, como gengivite e cárie, para fazer a cirurgia. O primeiro passo é tratar essas condições para depois passar pelo procedimento.

Como a cirurgia é realizada?

A plástica gengival é uma cirurgia de pequeno porte que pode levar até 2 horas para ser concluída. O paciente recebe anestesia local. Durante o procedimento, o cirurgião-dentista realiza um deslocamento suave do tecido gengival, posicionando-o para cima ou para baixo.

Entre as principais técnicas utilizadas estão a gengivoplastia, gengivectomia e o reposicionamento da margem gengival. No primeiro caso, o profissional faz o recorte e a reconstrução do contorno do tecido gengival, sendo a cirurgia mais simples.

Já a gengivectomia é uma técnica mais complexa e consiste na remoção do excesso de tecido gengival.O procedimento de reposicionamento é indicado para casos de retração gengival. O profissional faz uso de enxerto para cobrir as raízes dos dentes, promovendo a harmonização.

Enfim, como você pode perceber, a cirurgia plástica periodontal é um procedimento muito indicado para melhorar a estética do sorriso. Portanto, se você tem interesse na técnica, converse com seu médico para verificar a possibilidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe